Notícias

Uber passa a banir passageiros mal avaliados por motoristas no Brasil

Passageiros da Uber que tiverem nota baixa poderão ser banidos do aplicativo. A medida será válida para usuários da plataforma na Austrália e Nova Zelândia a partir de 19 de setembro, de acordo com informações reportadas pelo Wall Street Journal. Em entrevista ao jornal, Susan Anderson, informou que os passageiros cujas notas forem inferiores a 4 – a avaliação vai até 5 estrelas – serão notificados e terão uma chance de melhorar a sua pontuação. Entretanto, caso a nota não subir ou ainda cair, eles serão descredenciados da plataforma. 

A prática, apesar de não ter sido oficialmente anunciada pela Uber no Brasil, também cobre usuários por aqui desde junho deste ano, segundo informou a assessoria da Uber no Brasil à imprensa. O Brasil foi um dos primeiros países a implementar o novo regulamento.

A medida é uma resposta da Uber na tentativa de melhorar o seu relacionamento também com os motoristas. Ao WSJ, a porta-voz da companhia ressalta que a decisão prevê um tratamento mais justo com todos os usuários do serviço, além de prevenir abusos por parte dos passageiros. As novas punições dadas àqueles que ficam no banco de trás dos carros são muito semelhantes às dadas aos motoristas com avaliação negativa, que podem até mesmo ser banidos da Uber e impedidos de voltar a usar o serviço.

“Seja educado”

A Uber explica que usuários que tiverem uma avaliação média menor do que quatro estrelas passarão a receber avisos com dicas de como melhorar sua nota. Se o número não subir ou cair ainda mais, o usuário será descredenciado do aplicativo. No final de cada corrida, tanto o motorista quanto o passageiro são solicitados para dar uma nota até cinco à experiência. A avaliação é anônima e as partes envolvidas não têm como vincular a nota recebida ao usuário que a deu, garante a Uber. Mas é a partir desse histórico de pontuação que a empresa utiliza para chegar a uma média do passageiro ou motorista. Para saber a sua nota no aplicativo, basta clicar no canto superior esquerdo da tela, nas três linhas que abrem o menu de opções da plataforma.

A companhia não informa se já baniu passageiros do aplicativo no Brasil em resposta a nova política de avaliação. À BBC que, a representante da Uber disse que na região da Oceania, milhares de clientes tiveram notas inferiores a quatro.  “Seja educado, seja empático. Leve as suas coisas com você e não bagunce o carro”, disse Susan Anderson em uma entrevista ao Channel 7 exibida na Austrália. 

 

Recent Posts

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

33 minutos ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

52 minutos ago

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

2 horas ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

3 horas ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

4 horas ago

Questões políticas geraram ‘avalanche’ de ataques DDoS, diz Netscout

A Netscout Systems anunciou recentemente resultados de um relatório específico sobre ataques de negação de…

4 horas ago