Uber ganha senha de segurança para confirmar corridas

Funcionalidade será disponibilizada nos próximos dias e gera um PIN específico para que ninguém entre no carro errado

Author Photo
2:22 pm - 27 de janeiro de 2020

Nesta segunda-feira (27), a Uber anunciou mais uma novidade relacionada à segurança do seu aplicativo. O U-Código, que será disponibilizada para usuários brasileiros nos próximos dias, consiste em uma verificação via PIN da corrida.

Trata-se de uma ferramenta que gera uma senha para o usuário que solicitar uma corrida. Então, quando o motorista chegar, o código precisa ser informado para que ele faça a verificação. Se confirmado, claro, significa que ambos estão na viagem correta.

A situação pode não ser das mais corriqueiras, mas não deixa de ser comum que usuários entrem em carros errados. Em outros casos, a situação pode colocar em risco a integridade física, tendo em vista que a medida também pode evitar fraudes.

Dentro do aplicativo, as senhas podem ser geradas na opção “Confira Sua Viagem”. O PIN de quatro dígitos chega como adicional às informações da corrida, como nome e foto do motorista, placa e modelo do veículo.

Nas cidades de Brasília, Recife, Salvador, Campinas e Vitória, a Uber testa uma funcionalidade que pode agilizar os embarques. Esta também funciona como forma de identificar e verificar viagens no aplicativo, porém usando a tela do próprio celular. Uma cor vibrante cobre a tela do aparelho, e se for compatível com a do motorista, o embarque pode ser feito.

Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, diz que a tecnologia pode ajudar a aumentar a segurança de todos que usam o aplicativo.

“Temos um time de especialistas que trabalha diariamente para desenvolver recursos que possam trazer mais tranquilidade para usuários e motoristas parceiros”, afirmou.

Azambuja também afirma que a empresa deve trazer “ainda mais inovações para a América Latina ao longo de 2020”.

Em novembro de 2019, a Uber anunciou esta e mais uma série de novidades sobre segurança em evento na cidade de São Paulo. Dentre elas, passageiros e motoristas poderão gravar o áudio das corridas (U-Áudio); há um recurso de checagem de rota; confirmação por selfie (U-Selfie); verificação de documentos e mais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.