Uber adquire Postmates por valor estimado em US$ 2,65 bilhões

A Uber anunciou que vai expandir sua participação no mercado de entrega de alimentos e pode se tornar a segunda no segmento.
Na segunda-feira (6), a empresa comunicou que adquirirá a Postmates por US$ 2,65 bilhões, depois de amplas negociações. Segundo a Uber, os conselhos de ambas as empresas aprovaram o acordo, para o qual a empresa atualmente espera emitir cerca de 84 milhões de ações ordinárias.
A Uber ofereceu um prêmio de cerca de 10% na última avaliação de US$ 2,4 bilhões dos Postmates. Suas ações subiram 5%, a US$ 32,24.
Com todas as ações do acordo, a Uber alcançaria uma participação de aproximadamente 30% no mercado de entrega de alimentos dos EUA, de acordo com a Reuters. Segundo a empresa de análise Second Measure, a Uber fica atrás somente da DoorDash, que comanda cerca de 45% do mercado.
Impulsionando divisão de entregas
Dara Khosrowshahi, Executivo-chefe da Uber, disse que espera que o acordo gere lucratividade para a unidade Uber Eats, de acordo com a Reuters, além de cerca de US$ 200 milhões em sinergias de economia de custos em cerca de dois anos e ganhos adicionais de eficiência com a tecnologia de roteamento mais inteligente da Uber.
Khosrowshahi também disse na segunda-feira a analistas que a parceria permitiria que o Uber Eats expandisse o serviço para entrega de mantimentos, produtos de higiene pessoal e moda. O executivo afirmou ainda que cerca de 30% dos pedidos dos Postmates são de assinantes, segmento do qual a Uber pretende expandir com seu próprio serviço de assinatura.
A Uber lançou uma opção para enviar pacotes através de seus motoristas de passeio durante a pandemia e se uniu a supermercados em vários países. A aquisição permite expandir para a rede existente dos Postmates em 4.200 cidades dos EUA, segundo a Reuters.
Mesmo com um aumento na demanda induzido por pandemia, o Uber Eats registrou uma perda de EBITDA ajustado de US$ 313 milhões no primeiro trimestre, diz a publicação. O Uber disse na segunda-feira que as reservas da Eats mais que dobraram no segundo trimestre, mas a empresa se recusou a fornecer detalhes financeiros adicionais à agência de notícias.

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros
Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas