Twitter contrata hacker famoso como Diretor de Segurança

Author Photo
11:00 am - 18 de novembro de 2020

Adotando medidas para diminuir a circulação de fake news enquanto busca reforçar suas medidas de segurança para evitar invasões como a ocorrida em julho, o Twitter anunciou na segunda (16) a contratação de um dos profissionais mais famosos do meio de cibersegurança como forma de endereçar melhor essa questão. 

Peiter Zatko, mais conhecido por ‘Mudge’, o profissional tem formação em música,mas sempre teve grande interesse na internet e os aspectos de segurança que envolvem o armazenamento e transferência de informações.

Presente no meio desde o início dos anos 90, ele foi um dos primeiros hackers a procurar governo e indústria de forma voluntária para informar sobre medidas de segurança que precisavam ser adotadas para resolver falhas graves de segurança existente nesses espaços. Google, Microsoft e Stripe são algumas das empresas para as quais ele também já prestou serviços. 

Em sua nova posição como diretor de segurança do Twitter (na qual ele deve assumir daqui há 60 dias), Zatko responderá diretamente ao CEO Jack Dorsey e terá carta branca para recomendar mudanças tanto na estrutura de segurança da companhia como nas práticas adotadas na empresa. 

Em entrevista à Reuters, o profissional explicou que supervisionará a “segurança da informação, integridade do site, segurança física, integridade da plataforma – que começa a afetar o abuso e a manipulação da plataforma – e engenharia”. 

Alex Stamos, pesquisador da universidade de Stanford e conhecido pela sua passagem como Diretor de Segurança do Facebook, acredita que a contratação irá ajudar o Twitter a enfrentar o desafio de solucionar questões sérias de segurança com um orçamento bem mais modesto do que o de empresas como Google e o já citado Facebook. 

“Eles terão que encontrar soluções criativas para esses problemas, e se Mudge é famoso por alguma coisa em segurança, é por ser criativo”, afirmou Stamos à Reuters

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.