Tribunal de Justiça do Pará reforça proteção para evitar ransomware

Após sofrer ataque doméstico, TJ-PA adotou solução da Trend Micro que protege servidores e ambientes híbridos

Author Photo
2:00 pm - 10 de outubro de 2021
TJPA

Para garantir a proteção de servidores on premise e estações de trabalho, o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), do órgão ligado ao Ministério da Justiça, escolheu uma solução da Trend Micro Brasil. Estão sendo implementadas 6 mil licenças para endpoints e 350 da ferramenta Deep Security, que promete proteger servidores e ambientes híbridos com um conjunto de controles de segurança.

O TJ-PA decidiu elevar o nível de segurança de rede após sofrer com um incidente doméstico em uma aplicação legada. “Já estávamos em alerta após os ataques ao STJ e ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e tínhamos planos para investir na área de segurança, quando tivemos um incidente doméstico em uma aplicação legada. Foi uma pichação numa página secundária, que não é visível aos usuários”, explica o coordenador de suporte técnico do tribunal, Arilson Galdino da Silva. Após o incidente, a instituição conseguiu ampliar a proteção, que inicialmente seria só para os servidores, a todas as estações de trabalho.

Após a realização de prova de conceito, a Trend Micro foi escolhida pelo TJ-PA. A parceria já vem rendendo bons resultados. “Graças a um alerta de anomalia num dispositivo da nossa rede, que apresentava características diferentes, nós identificamos uma vulnerabilidade de forma lateral. Verificamos que era um incidente de ransomware e conseguimos atuar por meio da sinalização da plataforma”.

Leia mais: Para presidente da VTEX, é hora de brasileiros mirarem no exterior

Assim, hoje as soluções da empresa de tecnologia hoje protegem toda a nuvem on-premise, o Data Center do TJ-PA, o que inclui a infraestrutura de servidores virtualizados de aplicação, banco de dados, Proxy, assim como as 6 mil estações de trabalho.

Segundo Galdino, as ferramentas da Trend oferecem mais do que flexibilidade, agilidade e eficiência. “A parceria trouxe confiança, resultados e principalmente visibilidade, o que não tínhamos antes, não sabíamos se estávamos sendo atacados ou não. Agora eu durmo mais tranquilo, porque recebemos alertas, temos informações sobre arquivos bloqueados, atualizações necessárias. O Tribunal de Justiça é um ambiente muito crítico, a gente não tem condição de perder informações, dados, arquivos, processos. Eu vi a tensão dos profissionais na época do ataque ao STJ, ali era um campo de guerra, e a gente quer evitar isso”, finaliza.

Na visão de Renato Tocaxelli, gerente de contas de Governo da Trend Micro, o investimento do Tribunal de Justiça do Pará na área de segurança demonstra a responsabilidade do órgão e consciência do atual cenário brasileiro. “Somos um dos cinco países mais atacados por ransomware que tem focado especialmente no setor público, exatamente pelos baixos investimentos. Ao aumentar a proteção em multicamadas, e profissionalizar a gestão de seus ativos, o TJ-Pará está ficando um passo à frente dos cibercriminosos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.