Três etapas para adotar local de trabalho digital

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10:04 am - 21 de setembro de 2015
Três etapas para adotar local de trabalho digital
Muitas organizações já estão adiantadas na transição da era da industrialização do setor de TI para a era da economia digital, mas algumas práticas tradicionais ainda permanecem. De acordo com o Gartner, essas práticas devem ser atualizadas ou abandonadas, para que se possa adotar plenamente tanto o local de trabalho digital como a abordagem operacional ágil da TI bimodal.

Para fazer uma transição sem ruídos, a empresa de consultoria sugere três passos para começar:
 
1. Expanda os horizontes do planejamento de TI
Em pesquisa, o Gartner aponta que 84% do planejamento dos CIOs ainda está fundamentado em uma margem de ação de dois anos. O aumento desse prazo contribui de forma mais estratégica para o sucesso da empresa no longo prazo. Na opinião de Matt Cain, vice-presidente e analista distinto da empresa, aumentar o prazo permite que a organização ganhe vantagem competitiva, capitalizando a tecnologia emergente de forma mais cautelosa, bem como o capital humano e as tendências de consumo.

Para auxiliar nessa transição, a consultoria recomenda um processo de planejamento chamado de Impact 2020. Com ele é preciso, em primeiro lugar, identificar os resultados desejados para 2020 e então determinar habilidades, atitudes e expectativas da organização e dos funcionários. Depois é preciso usar essas definições para localizar com precisão as tecnologias e serviços necessários para alcançar resultados. Trabalhando com TI, recursos humanos, representações e instalações de negócios, o Impact 2020 permite que os CIOs sintetizem tendências nessas áreas.
 
2. Invista em tecnologias pós-nexo
O nexo das forças (celular, mídias sociais, nuvem e informações) não é uma realidade distante. Os CIOs estão começando a pensar sobre (e até buscam ativamente) as tecnologias pós-nexo. De fato, dados do Gartner sugerem que os CEOs avançaram ainda mais nesse caminho e já consideram que as tecnologias de nexo e os negócios digitais sejam uma realidade atual. 

A maioria dos CIOs entrevistados já começaram a investigar, ou até mesmo a implantar, tecnologias relacionadas à internet das coisas (IoT, da sigla em inglês), máquinas inteligentes ou tecnologia de desenvolvimento humano. A adoção será amplamente difundida, de forma que o que diferenciará as organizações será o modo de implantação. Para isso, é necessária uma parceria entre TI, RH e líderes de empresas para garantir uma implementação abrangente, eficiente e sensível às preocupações dos funcionário, afirma Cain.
 
3. Concentre os indicadores no engajamento dos funcionários
Os custos e os níveis de serviços com TI são dois indicadores mais usados para verificar o desempenho do CIO. Ambos são remanescentes da era da industrialização do setor de TI, de acordo com o Gartner.

O CIO é responsável por mostrar claramente a contribuição do grupo de TI nos resultados da empresa, promovendo novos indicadores com base em seu valor não financeiro e em sua contribuição para inovação. Esses indicadores auxiliarão a empresa a concentrar-se no engajamento dos funcionários, o que pode ser definido como o quanto os colaboradores estão dispostos a ajudar a atingir os objetivos da organização e a participar ativamente da comunidade. 

Trabalhando com o departamento de RH, a equipe de TI pode contribuir para o encorajamento dessa ação por meio da promoção de um ambiente de trabalho mais próximo ao do cliente, permitindo mais colaboração, reconhecimento, bem-estar e transparência. Expandir o foco do grupo de TI para além da tecnologia, da automação e da manutenção é a chave. Em um período de mudanças no local de trabalho, o engajamento dos funcionários se torna uma prioridade para garantir que a força de trabalho adote novos modelos de negócios.

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