Três em cada quatro organizações investirão em IA ao longo dos próximos seis meses, diz Gartner

Otimização de custos, experiência do cliente e aumento da receita são as principais áreas de foco para iniciativas de IA

Author Photo
1:40 pm - 02 de outubro de 2020

Pesquisa do Gartner revela que os investimentos em Inteligência Artificial (IA) aumentaram ou não foram alterados com a pandemia de Covid-19. Entretanto, de acordo com a consultoria, três em cada quatro organizações irão investir em IA nos próximos seis a nove meses. O crescimento – ou seja, a experiência e retenção do cliente e o crescimento da receita – junto com a otimização de custos foram as principais áreas de foco para suas iniciativas de IA atuais, de acordo com estudo do Gartner.

O estudo mostra que 24% das organizações dos entrevistados aumentaram seus investimentos em IA e 42% os mantiveram inalterados desde o início da Covid-19. A pesquisa, realizada com cerca de 200 profissionais de negócios e TI, em 24 de setembro de 2020, mostra também que ao longo dos próximos seis a nove meses, 75% dos entrevistados continuarão ou iniciarão novas iniciativas de IA à medida que avançam para a fase de renovação da redefinição pós-pandemia de sua organização.

“O investimento empresarial em IA continuou inabalável apesar da crise”, disse Frances Karamouzis, vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “No entanto, a dificuldade mais significativa de colocar as iniciativas de IA em produção é a incapacidade das organizações de conectar esses investimentos de volta ao valor de negócios”.

Apenas 21% dos entrevistados afirmaram que suas iniciativas de IA estavam em produção, enquanto 79% disseram que suas organizações estavam explorando ou testando projetos de IA.

Talentos em IA

Os avanços mínimos feitos pelas organizações na operacionalização da IA não podem ser necessariamente atribuídos à falta de talento em IA. Uma pesquisa do Gartner com 607 líderes de TI em novembro e dezembro de 2019 descobriu que apenas 7% dos entrevistados disseram que habilidades limitadas de IA são uma barreira para a implementação de IA. Em vez disso, as preocupações com segurança e privacidade, junto com a complexidade de integrar a IA à infraestrutura existente, estão no topo da lista.

“Talento em IA não é uma coisa, são várias coisas”, disse Erick Brethenoux, vice-Presidente de pesquisa do Gartner. “O maior equívoco na jornada para escalar a IA com sucesso é a busca por ‘unicórnios’, ou a combinação perfeita de IA, negócios e habilidades de TI, todos presentes em um único recurso. Visto que isso é impossível de cumprir, concentre-se em reunir uma combinação equilibrada de tais habilidades para garantir resultados”.

Organizações com o nível de maturidade de IA mais baixo não estão passando por uma escassez de habilidades de IA, com 56% relatando que têm talento suficiente ou podem facilmente contratar ou treinar talentos de IA. Conforme as organizações aumentam em maturidade de IA, também aumenta o nível de talento de IA relatado, com 89% sem problemas para adquirir habilidades de IA no nível de maturidade mais alto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.