Transparência e parceria marcam gestão da Sabre

Author Photo
10:20 am - 05 de fevereiro de 2016
Transparência e parceria marcam gestão da Sabre

Confiança é a palavra que define o ecossistema regido pela Sabre, que conquistou a quinta posição no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2015. “Confiamos que nossos funcionários são capazes de realizar o trabalho da melhor forma e qualidade possíveis. Então, os deixamos livres para que busquem a maneira que mais se adeque a eles”, afirma Luiz Ambar, vice-presidente internacional da companhia.

>> Quer ver a sua empresa no ranking das 100 Melhores para Trabalhar em TI 2016? Inscreva-se aqui

Para se ter uma ideia, nove dos 77 colaboradores localizados no escritório da empresa, em São Paulo, trabalham permanentemente no modelo home office e recebem todo o tipo de suporte para desenvolver suas tarefas, dos notebooks à linha telefônica.

Com a rotina diária cada vez mais agitada das grandes cidades, a empresa tornou prioritária a flexibilidade em sua lista de benefícios para funcionários, que inclui horários alternativos e trabalho remoto, pontos considerados essenciais pelo vice-presidente.

A confiança também entra no relacionamento entre funcionários e empresa, que promove comunicação transparente e compartilhamento de informações junto aos funcionários.

E isso reflete diretamente no modo como a companhia é estruturada: com um ambiente totalmente de portas abertas. “Estamos em um local sem divisão, no qual gerentes, diretores e vice-presidente não ficam em salas”, conta Ambar. “O comando da empresa está sempre aberto e disposto a discutir qualquer questão, ouvindo verdadeiramente a opinião dos funcionários. O acesso é irrestrito e a comunicação direta, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.”

Os colaboradores também possuem uma intranet na qual são divulgados resultados conquistados pela organização, novos projetos e outras informações importantes. “Tudo é compartilhado inclusive em reuniões entre equipes, cafés da manhã e outros eventos que são feitos não só para promover essa troca de informações, mas também para celebrar os resultados”, diz o executivo.

As pessoas passam a maior parte de seus dias no trabalho, mais do que com a própria família, então é fundamental que ele seja visto como algo positivo eventos que são feitos não só para promover essa troca de informações, mas também para celebrar os resultados”, diz.

O clima de camaradagem e descontração interno da empresa também é outro item considerado como diferencial por Ambar. “A atmosfera é leve e, apesar da grande demanda no trabalho, nossos funcionários realizam suas tarefas felizes”, observa. “As pessoas passam a maior parte de seus dias no trabalho, mais do que com a própria família, então é fundamental que ele seja visto como algo positivo.

”Um dos exemplos desse clima citado pelo executivo é uma iniciativa de reconhecimento de talentos feita pelos próprios colaboradores da Sabre. Chamado de Extra Mile, o programa consiste na indicação de colegas de trabalho que, durante o ano, demonstraram no dia a dia serem exemplos de valores da empresa.

Um comitê, então, é formado por funcionários e gerentes de diversas áreas e se responsabiliza por selecionar os vencedores com base nos motivos da indicação – já que os nomes dos colaboradores indicados são mantidos em sigilo para manter a imparcialidade. “O programa de reconhecimento foi redesenhado para toda a América Latina, baseado no modelo brasileiro, com alguns ajustes para atender às particularidades de cada país”, comemora Ambar. Os estagiários que mais se destacam também recebem bonificações trimestrais.

Outro exemplo de como a Sabre procura inspirar seus funcionários são as comunicações feitas pela direção, como um e-mail enviado pelo CEO e presidente da empresa, Tom Klein, por meio do qual ele agradece e celebra os 50 anos de carreira de uma funcionária baseada na matriz, em Southlake, Texas (EUA).

Incentivando talentos
A combinação benefícios e ambiente de trabalho acolhedor faz com que o turn over da empresa seja extremamente baixo, segundo Ambar.

Quando há novas oportunidades, a preferência é por indicações de funcionários ou recrutamento interno, “para valorizar nossos talentos”, afirma. “Quando não é possível, partimos para o mercado, avaliando opções de consultorias quando necessário, ou mesmo nosso banco de currículos.”

A companhia fornece a ferramenta Taleo, que exibe oportunidades de diversas filiais da empresa, inclusive no exterior. Dessa forma, o funcionário tem total liberdade para se candidatar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.