Transformação não depende somente de tecnologia, diz especialista

Author Photo
5:02 pm - 17 de agosto de 2017
Guilherme Pereira, Fiap Guilherme Pereira, Fiap

Transformações ocorrem há muito tempo, em diversos meios, e não dependem somente de tecnologias. A afirmação é de Guilherme Pereira, professor da Fiap, durante participação no IT Forum +, encontro promovido pela IT Mídia para reunir CIOs na Praia do Forte, na Bahia.

“Não basta ter uma boa tecnologia se outras questões não forem bem trabalhadas”, pontua o especialista, que cita como exemplo casos de universidades que contam com tecnologias avançadas, mas não um modelo ideal de aplicação.

Pereira lista diversas tecnologias que estão causando um boom de novidades em todos os setores: impressoras 3D, carros autônomos, ou realidade virtual e aumentada. “Se a percepção é de que estamos acelerando, realmente estamos. Quando olhamos para o gráfico do desenvolvimento de tecnologias, cada vez mais é possível enxergar esse ciclo de aceleração”, destaca, mencionando o crescimento exponencial de empresas de tecnologia e da era digital nos últimos anos, como Facebook, YouTube e Google.

Modelo de negócios

A questão é que a competição está cada vez maior e os modelos de negócios mais usuais não estão garantindo sustentabilidade das empresas. “Vejam o caso da Nokia. O CEO disse a seguinte frase no dia do anúncio da venda para a Microsoft: não fizemos nada errado, mas de alguma forma perdemos”, lembra.

“A questão não é deixar de fazer coisas erradas. Mas fazer somente o certo não adianta mais e esse jeito de gerir os negócios não funciona. O novo modelo de negócio digital é uma questão importante.”

Com base em iniciativas de sucesso no mercado, a instituição de ensino Fiap construiu um digital framework, que integra todos os caminhos necessários e itens que devem ser levados em consideração para chegar lá. Conheça.

“Se você consegue olhar tendências do futuro e cenário e enxerga as mudanças e para onde eu vou, fica mais fácil fazer o roadmap da transformação”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.