Transformação digital vai além de ter dados na nuvem

Gabriela Dias, professora da FIAP, discursa sobre cloud, DevOps, segurança e outros pilares para digitalização no IT Forum Trancoso

Author Photo
4:05 pm - 21 de abril de 2022
Gabriela Dias, professora da FIAP Gabriela Dias, professora da FIAP Fonte: GN2 Conteúdo

A receita global de nuvem totalizará US$ 474 bilhões em 2022, valor acima dos US$ 402 bilhões no ano passado, de acordo com o Gartner. Além disso, a tecnologia é responsável por quase todo o crescimento de 11% dos gastos no segmento de software corporativo esse ano. Até 2025, o Gartner espera que seja o dobro do tamanho do mercado fora da nuvem.

“O parceiro de nuvem não quer mais ser um parceiro que te entrega só escalabilidade ou flexibilidade. Ele quer ser seu parceiro de inovação, ele quer ser conectado ao seu negócio. O melhor momento para ir para a nuvem foi a cinco anos atrás. O outro momento agora, pelos motivos certos”, enfatizou Gabriela Dias, professora da FIAP, em sua palestra “Cloud Based Digital Transformation”, no IT Forum Trancoso.

Mas, segundo a especialista, não existe uma estratégia de nuvem sem uma estratégia de DevOps. Por outro lado, não dá para fazer DevOps sem nuvem. “Quando ambos são conectados, a empresa ganha velocidade”, diz. Apesar disso, até 2022, 75% das iniciativas de DevOps não atenderão às expectativas devido a problemas de aprendizado e mudança organizacional.

Gaby cita os principais pilares para não falhar:

  • Selecione os membros da equipe certos
  • Identifique a área inicial de melhoria
  • Aceite ideias de uma variedade de DevOps
  • Meça o sucesso da equipe
  • Identifique e corrija rapidamente as restrições do processo

Já a cloud native é a junção de tudo. Ou seja, tecnologias nativas com abordagem moderna que explora a flexibilidade, escalabilidade e resiliência da computação em nuvem. Ela engloba várias ferramentas e técnicas, como microsserviços, containers, entrega contínua e DevOps.

Gabriela também frisou a importância de olhar para a segurança na nuvem. De acordo com o Gartner, até 2025, 90% das organizações que não conseguem controlar o uso de nuvem publica compartilharão dados confidenciais de maneira inadequada. No mesmo período, 99% das falhas de segurança na nuvem serão culpa do cliente. Ou seja, os cios devem mudar sua linha de pensamento de “A nuvem é segura?” para “Estou usando a nuvem de maneira segura?”.

“Como estamos levando nossa empresa para hoje? Nossos data centers viraram nuvens, nossos servidores físicos hoje rodam em container, porque hoje temos microsserviços. E como você faz o processo com agilidade e rapidez? Usando DevOps”, resume.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.