Categories: Notícias

Transformação digital: prepare-se para tecnologia e mudanças culturais

O processo de digitalização que vem causando o que muitos chamam de uma nova onda de transformação empresarial ou quase que uma nova revolução no mundo, a exemplo do que foi a revolução industrial, vem se instalado aos poucos no ambiente corporativo. Mas nos últimos dois anos esse movimento tem se acelerado em virtude da maturação de tendências como rede social, big data, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), bem como melhoria de conectividade e barateamento de terminais que tem causado uma explosão de devices inteligentes. Mas será que você tem feito a lição de casa? As fabricantes tradicionais estão preparadas para ajudar o CIO nessa transformação?

A maioria delas apresenta um discurso forte rumo ao digital, seja por meio de serviços, software ou hardware com inteligência embarcada. No caso da Dell não é diferente. O presidente da unidade de serviços da fabricante, Suresh Vaswani, afirmou estar em busca de um caminho para o futuro e que, no caso da área pela qual é responsável, o foco está em ajudar as empresas na construção de processos inteligentes e na redução da complexidade.

Vaswani citou exemplos de trabalhos recentes da Dell como o uso, por exemplo, de SOA para dar mais eficiência à operação de uma companhia, reduzir perdas operacionais e ampliar a satisfação do cliente. Em outra, a partir da modernização da infraestrutura de telecom, transferiu o call center para a nuvem e o tempo de resposta reduziu de três minutos para 30 segundos. “Transformação é crescer, inovar e responder mais rapidamente ao mercado. Trata-se de uma abordagem baseada em resultados de negócios. Muitas vezes, uma empresa orientada ao cliente não consegue responder rapidamente as necessidades dos consumidores.”

O fato é que mais que acelerar o tempo de resposta e modernizar o ambiente de trabalho, tornando-o mais eficiente, o digital tem provocado, sobretudo, mudanças em modelos de negócio. Setores tradicionais têm assistido até com surpresa tudo o que está acontecendo. A nuvem, que facilitou o acesso à infraestrutura de TI para empresas que nunca teriam acesso a um ambiente estável e moderno, tem possibilitado o surgimento de novos negócios que, em poucos meses, se tornam empresas de milhões. E a opinião geral é de que ninguém escapará dessa onda.

“Se a industria de taxi pode ser transformada pelo digital, não tenho duvidas de que pode acontecer com qualquer o negocio. Não é mais uma questão de se, mas de quando atingirá o seu negócio”, afirmou o CTO da Dell Prasad, ao utilizar o exemplo do aplicativo Uber que tem provocado uma revolução no tradicional e, até então, imutável setor de taxi. Neste caso, a mudança é tão drástica que tem causado fortes discussões inclusive com o setor público. Tudo isso serve apenas para exemplificar de maneira mais clara que seu concorrente pode sim estar sendo criado neste momento e por uma fração do seu custo.

Um dos pontos que a fabricante bateu muito durante o Dell World, evento para parceiros e clientes realizado em Austin (EUA), é a necessidade de olhar e avaliar de maneira bastante crítica o que se quer extrair desse mundo e como liderar sua companhia na jornada digital. Claro que eles falam em hardware, no conceito de infraestrutura convergente que eles vêm aplicando e mesmo na evolução dos dispositivos e experiência computacional, mas é no campo do analytics um dos debates mais interessantes. Como lembrou Prasad, o olhar para o digital começa, normalmente, com a busca de um mecanismo para interagir com os clientes e, consequentemente, ampliar as vendas. “A expectativa de todos nós é muito mais com o que se utiliza de fato. Estamos colocando nosso DNA para construir essa jornada digital até por entendemos como a indústria funciona, como serviços financeiros operam, assim, aplicamos esse conhecimento digital que angariamos em cada um desses setores.”

O que o CTO quer dizer é que o parceiro ideal é aquele que já conhece um pouco do seu negócio para, assim, te ajudar a extrair todas as possibilidades do digital. Diversos executivos da Dell lembram que nem todas as empresas podem partir para essa transformação com a mesma velocidade. É preciso entender antes de tudo o que se espera, quais são as ameaças, o que está em jogo, se você possui os talentos para te acompanhar na jornada e, em analytics, ter em mente que perguntas serão feitas, porque dados e ferramentas por si só não farão milagre.

E essa máxima pode ser traduzida no discurso do líder de varejo da seguradora Zurich no Reino Unido, David White. Ao falar no evento da Dell, ele ressaltou que a jornada digital tem provocado diversas mudanças internas na companhia, muitas delas inesperadas. “Desenvolvíamos sistemas para o nosso pessoal e para atender nossos clientes, mas a forma de interação com o consumidor está diferente, baseada em tempo real. E como seguradora, o fator talentos é crítico e precisamos introduzir essa cultura digital em profissionais advindos, em sua maioria, do setor financeiro”, pontuou o executivo que também é responsável pelo gerenciamento de dados da companhia.

Para White, outro ponto de atenção é a execução dessa virada. Ele lembra que a agilidade trazida pela cultura digital pode elevar a probabilidade de falhas em testes e implantações e que isso precisa ser balanceado porque o fazer mais, com menos e em menor intervalo de tempo continua imperando no mundo corporativo. “A cultura interna foi bastante afetada e isso é comum, a geração mais nova, formada por jovens mais habituados à cultura digital, aceitam com mais facilidade e absorvem mais rapidamente esse tipo de mudança. Temos colocado gente nova e isso provoca e acelera as mudanças culturais dentro da companhia, mas nosso foco é o resultado.”

O IT Forum 365 viajou a Austin a convite da Dell

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

11 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

11 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

12 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

15 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

15 horas ago