Transformação digital não acontece sozinha, afirma consultor

Author Photo
3:01 pm - 22 de abril de 2017

A transformação digital entrou na agenda das organizações que precisam não só incorporar novas tecnologias, mas também deixar os negócios mais competitivos.

Contudo, esse cenário gera grandes desafios, como mostrou a sessão de inovação do estudo Antes da TI, a Estratégia, apresentada por Sergio Lozinsky, consultor e fundador da Slozinsky Consultoria, na edição do IT Forum, que acontece nesta semana na Praia do Forte (BA).

Entre os respondentes do estudo entre as 500 maiores empresas no Brasil, 66,5% consideram que estão na média nesse quesito. Ou seja, não são uma das primeiras e nem uma das últimas na adoção de novas tecnologias. Na avaliação Lozinsky, tudo ocorre de maneira mais gradual e cautelosa, evitando desvios e pular etapas que possam causar efeito colaterais nos negócios.

Startups
Praticamente uma em cada três empresas ainda não colocou o tema startups na agenda, mas é visível a grande movimentação na forma como as empresas tratam e buscam formas de ter contato com elas.

“Não estamos falando de criar um novo Uber ou Airbnb e, sim, em encontrar soluções para os gaps do negócio que não são possíveis de encontrar internamente”, apontou o consultor.

O segredo, concluiu, é ter uma visão de fora para ajudar nesse sentido. Essa transformação não acontecerá sozinha, será necessário criar um ecossistema com parceiros e fornecedores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.