Transações por aproximação saltam cinco vezes no Brasil, aponta Visa

Uma em quatro transações presenciais registradas pela empresa é por aproximação; pagamentos com tarja magnética avançaram 25% na América Latina

Author Photo
4:17 pm - 16 de agosto de 2021
aproximação, Visa Créditos: Divulgação

A Visa registrou um aumento de cinco vezes em pagamentos por aproximação com credenciais da empresa no Brasil nos últimos 12 meses. Desse modo, a modalidade de pagamento passou a representar por 14% das transações presenciais processadas pela bandeira e vêm crescendo em relação aos cartões com chip tradicional.

A maior penetração de uso dos cartões com tarja magnética foi no Distrito Federal, com adesão de 32% em junho deste ano, versus 9.7% alcançados há um ano. Em seguida, figuram Santa Catarina (22.7% vs 4.8%), Paraná (18.8% vs 3.7%), Mato Grosso (18.7% vs 3.4%) e São Paulo (17.5% vs 3.4%).

Os segmentos que lideram as transações por aproximação no período foram fast food, restaurantes, padarias, lojas de conveniência, supermercados e postos de gasolina.

Leia mais: E-commerce registra recorde e movimenta R$ 53,4 bi no semestre

Na América Latina, a Visa também relatou um novo marco: a cada quatro transações presenciais, uma é por aproximação. O uso da modalidade de pagamento já representa metade das transações em Chile, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Bermuda.

Segundo a empresa de soluções de pagamento digital, esse crescimento se deve à experiência rápida, prática e segura, proporcionada pela tecnologia de aproximação, que reduz a necessidade de contato com terminais de pagamento.

“A pandemia certamente acelerou os esforços que já estávamos realizando e, de junho de 2019 a junho de 2021, a penetração dos pagamentos por aproximação cresceu de 4% para 25% em nossa região”, analisou Ricardo Tafur, vice-presidente de produtos de consumo da Visa América Latina e Caribe.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.