Notícias

Trabalho remoto veio para ficar. Saiba como organizar o home office

No começo da pandemia, com a corrida das empresas para a quarentena, todo mundo saiu ajeitando aqui e ali para deixar o home office minimamente em condições de funcionar. E esse improviso foi compreendido e aceito, já que a situação emergencial pegou o mundo de surpresa.

Passados dez meses, porém, a situação é diferente. A adaptação das operações ao trabalho remoto aponta uma nova possibilidade — seguir, daqui para frente, no modelo home office ou no híbrido, com parte do trabalho presencial e parte, à distância.

O ano está começando e, por que não, repensar o espaço de trabalho e, principalmente, a forma de trabalhar remotamente? “O home office começou como algo temporário, mas depois de uns meses passou a ser realidade de todos. Então, adequar o ambiente para isso foi importante. Não dá para passar todos os dias trabalhando na cama ou no sofá”, afirma Rodrigo Byrro, sócio da consultoria de recrutamento de altos executivos ZRG Partners Brasil, head das práticas de TI, mídia e telecom na empresa.

Mudar hábitos de uma hora para outra não é fácil para a maioria das pessoas. Um jeito de organizar o pensamento para não se perder, e contar com o apoio da família, é listar alguns passos fundamentais. Confira:

Passo 1: Crie uma rotina de trabalho, com horários determinados para cada tarefa. Não se esqueça de incluir as pausas. “Desligar as notificações que aparecem nas telas de celulares e laptops a todo o momento pode fazer com que você tenha mais foco nas atividades que está realizando”, diz.

Passo 2: Trabalhe sempre no mesmo local, de preferência, longe da TV e dos ambientes de convivência das pessoas, para se concentrar melhor.

Passo 3: Faça pactos familiares. Considerando que todos estão em casa, por força da pandemia, é importante conversar sobre a necessidade de tranquilidade em determinadas horas do dia.

“Criar rotinas para cada dia da semana ajuda a evitar distrações. Por exemplo, determinar as funções de cada membro da família, estabelecer horários para as refeições. Para quem tem filhos, essa rotina sempre é mais complexa. Mas organizar uma agenda com eles facilita o entendimento das prioridades dos pais, para que haja menos interrupção. E isso é bom para ambos”, aconselha o especialista.

Além disso, em tempos de redes sociais e polarizações exageradas, melhor evitar as discussões desnecessárias, especialmente durante o expediente de trabalho.

Passo 4: Dê atenção especial às reuniões de trabalho. Na prática, significa garantir um ambiente tranquilo e, na medida do possível, silencioso. Converse com a família sobre a importância de se respeitar essa regra. Use fones de ouvido. Para tornar a reunião mais objetiva, compartilhe com os participantes o material e o assunto previamente.

Passo 5: Não se isole dos colegas, menos ainda do chefe. A distância física não impede que as pessoas se relacionem. Isso é saudável. E se tiver problemas, divida. Acione quem possa ajudar. O home office não é uma ilha.

 

Recent Posts

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

6 horas ago

Empresa de IA de Elon Musk levanta US$ 6 bi em investimentos

A empresa de inteligência artificial (IA) liderada por Elon Musk, xAI, recebeu um aporte financeiro…

8 horas ago

OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre…

9 horas ago

Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de…

12 horas ago

Abradisti: revendas crescem, mas distribuidores perdem 10% do faturamento em 2023

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti, anunciou recentemente – durante…

12 horas ago

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

13 horas ago