Notícias

Trabalho remoto é supervalorizado por profissionais de TI

Os profissionais de TI são aqueles que mais valorizam o trabalho remoto, identificou a 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half em um recorte específico para o setor de TI. O estudo trimestral monitora o sentimento dos profissionais qualificados, a partir dos 25 anos e com ensino superior completo.

De acordo com o levantamento, 37% dos profissionais de tecnologia empregados preferem o trabalho integralmente remoto. Trata-se de um resultado 19% maior do que o apresentado na amostra unificada. Outros 55% dizem aceitar o modelo híbrido, com dois dias presenciais na semana, em comparação com 74% no total de profissões da pesquisa.

Caso a empresa em que trabalhem opte pelo retorno 100% presencial, 62% dos colaboradores de TI estão dispostos a buscar um novo emprego, versus 58% no consolidado. Para 35% dos profissionais de tecnologia, a questão é determinante a ponto de cogitarem não seguir na empresa. Já 27% consideram a escolha relevante, mas não decisiva.

Leia também: 5 pessoas que mudaram de vida seguindo carreiras em TI

O estudo também observou certo pessimismo entre os entrevistados que estão desempregados. Entre aqueles cuja última atuação profissional se deu em empresas de tecnologia, 65% avaliam a situação do mercado de trabalho nessa área como ruim ou muito ruim. No comparativo com o resultado consolidado, 54% dos entrevistados fizeram o mesmo diagnóstico.

Ao analisar a situação futura, a tendência se mantém. Enquanto 33% dos desempregados se sentem confiantes na conquista da recolocação nos próximos seis meses, apenas 17% dos profissionais de tecnologia compartilham a mesma opinião.

Por outro lado, os profissionais de TI que estão empregados se encontram um pouco mais otimistas do que os colaboradores de outros segmentos. Com relação à área de atuação, 62% dos entrevistados avaliam a conjuntura como boa ou muito boa.

No resultado consolidado, 42% dos empregados se sentem assim. Entretanto, quando questionados sobre a confiança em se manter no atual emprego, 47% dos profissionais de TI disseram ser alta ou muito alta. Entre os demais entrevistados, 55% apresentaram alta confiança.

“Após anos de forte ascensão, as recentes ondas de demissões nas big techs colaboraram para que os profissionais de tecnologia se sintam mais inseguros. No entanto, é importante frisar que o setor, como um todo, segue bastante aquecido e a tendência é que se mantenha assim no longo prazo. É preciso ter claro que os últimos anos evidenciaram a relevância da tecnologia para todo e qualquer segmento e isso não deve mudar”, observa Alexandre Attauah, vice-presidente para contas estratégicas da Robert Half.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago