Trabalhadores já confiam quase metade das tarefas à IA, diz Salesforce
Estudo indica, porém, que avanço da automação em mercados desenvolvidos ainda depende de confiança
Segundo uma pesquisa global da Salesforce, divulgada recentemente, a inteligência artificial (IA) já está no cotidiano de 77% dos profissionais. O estudo – chamado Trusted Autonomous Future – aponta que a maioria prefere utilizar a tecnologia de forma colaborativa, como apoio de tarefas diárias.
O estudo global foi conduzido pela Salesforce em parceria com a YouGov entre 20 de março e 3 de abril de 2024. Foram ouvidos quase 6 mil profissionais de empresas de diversos portes e setores em nove países (Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, França, Alemanha, Índia, Cingapura e Suíça).
A pesquisa revelou que 43% confiam que a IA auxilie na realização de quase metade das atividades. Já no caso dos gestores mais da metade (51%) das atividades se valem de IA. E 80% dos funcionários que usam IA generativa estão experimentando aumento de produtividade.
Leia também: Receita mundial de IaaS cresceu 16,2% em 2023 com liderança da AWS
Entre as tarefas que os profissionais se sentem mais confortáveis em delegar à IA estão a produção de códigos, a geração de insights de dados e a redação de conteúdos, como forma de otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
“Com o avanço da tecnologia, caminhamos para um futuro em que a IA poderá operar de forma totalmente independente”, diz Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções da Salesforce.
Ainda falta confiança para IA
Embora a confiança na IA seja crescente, a pesquisa mostra que os profissionais não estão prontos para delegar todas as tarefas à tecnologia. Integração de funcionários, treinamentos e segurança de dados são supervisionadas por humanos, indica o estudo.
Essa percepção, porém, pode mudar: o estudo indica que investimento em conhecimento e educação sobre IA também aumenta a confiança na tecnologia. E os 6 mil profissionais entrevistados demonstram entusiasmo em relação a um futuro, embora enfatizem a importância do elemento humano, principalmente na construção da confiança, conhecimento e experiência.
Para 63% dos profissionais, mais envolvimento humano aumenta a confiança na IA. E 62% dizem que mais oportunidades de desenvolvimento de habilidades e treinamento aumentariam a confiança na IA.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!