Trabalhadores de IA dos EUA demandam proteções legislativas
Em uma carta enviada ao Congresso, trabalhadores exigem políticas econômicas e direitos trabalhistas que os defendam
O Senado dos Estados Unidos está se preparando para o segundo Fórum de Inteligência Artificial, um encontro que reúne líderes de tecnologia, legisladores e defensores da ética na IA. Antes do evento, no entanto, trabalhadores e grupos da sociedade civil assinaram uma carta direcionada ao Líder da Maioria no Senado, Chuck Schumer, expressando preocupações sobre o futuro dos trabalhadores de dados em um mundo de IA.
Essa carta, assinada na terça-feira, destaca a importância desses trabalhadores, muitas vezes invisíveis para o público, em impulsionar os avanços na IA. No entanto, ela também adverte sobre um possível “futuro distópico” no qual esses trabalhadores enfrentariam vigilância e baixos salários, devido à exploração por parte de empresas de tecnologia.
Leia mais: IA generativa já é testada por boa parte das empresas, diz Gartner
A carta faz um apelo ao Congresso para desenvolver novas políticas econômicas e direitos trabalhistas, visando impedir a exploração desses trabalhadores por empresas, como a Amazon. Empresas frequentemente contratam trabalhadores do Amazon Mechanical Turk (MTurk) para ajudar a treinar algoritmos, apesar de muitas vezes receberem salários muito abaixo do mínimo.
Esse debate ocorre em um momento crucial, quando o Senado considera regulamentações relacionadas à IA. Mais de 20 convidados, incluindo líderes de tecnologia como Elon Musk e Mark Zuckerberg, devem participar da reunião, juntamente com defensores dos direitos trabalhistas, como Derrick Johnson, Presidente e CEO da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor (NAACP), e Amanda Ballantyne, Diretora do Instituto de Tecnologia da AFL-CIO, segundo a CNBC.
A pressão para proteger os direitos dos trabalhadores de dados reflete uma necessidade crescente de estabelecer proteções sólidas relacionadas à tecnologia no local de trabalho e reequilibrar o poder entre trabalhadores e empregadores. Esse movimento, segundo a carta, busca orientar a economia e a inovação tecnológica em direção a resultados mais justos e sustentáveis em um mundo cada vez mais impulsionado pela inteligência artificial.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações do The Verge