A Toyota está em plena jornada de transformação digital, redefinindo seu papel de uma empresa de manufatura para uma companhia de mobilidade. Essa mudança inclui não apenas a fabricação e a venda de automóveis, mas também a criação de um ecossistema integrado da empresa.
“Nessa jornada, a fabricação e a venda de automóveis é apenas um pilar. Estamos interessados em ver o ecossistema como um todo”, explica Henrique Printes, gerente-geral de Marketing e Experiência Digital de Clientes da Toyota América Latina e Caribe.
Nessa toada de ecossistema, o Banco Toyota tem desempenhado um papel fundamental, um parceiro-chave na oferta de soluções financeiras tanto para clientes quanto para não-clientes que compraram veículos Toyota.
Emerson Tanaka, gerente-executivo de Inovação e Novos Produtos do Banco Toyota do Brasil, destacou no Febraban Tech 2024 que a digitalização é agora parte da jornada dos clientes com um aplicativo, criado em parceira com a Outsystems e a NTT Data. “O app permite um atendimento simples, como a emissão de segunda via de boletos, e promovendo a jornada de cross-sell por meio de um novo canal de contato.”
Leia também: Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis
Segundo os executivos, o app atua verdadeiramente como catalisador da mudança de estratégia da Toyota. O aplicativo foi lançado na Argentina e, em março, iniciou seu rollout no Brasil, com planos de expansão para outros países prioritários.
O app oferece uma experiência unificada e personalizada aos usuários, incluindo a criação do Toyota ID, que proporciona uma visão 360º do cliente utilizando o Salesforce. “Estamos retroalimentando os dados para nossa equipe de vendas, marketing, concessionárias e áreas internas para insights de dados para P&D e estratégia de marketing”, acrescenta Printes.
O aplicativo Toyota oferece uma gama de funcionalidades que atendem tanto a clientes quanto a fãs da marca. Entre os serviços disponíveis estão manual e dúvidas; relacionamento e comunicação; simulador financeiro; serviços de agendamento, experiência de compra, informações de Stock Car, da qual a Toyota conta com mais de 5 pilotos patrocinados; e a Kinto, serviços de aluguel de curto prazo, assinatura de veículos e frotas para clientes B2B.
“Além disso, estamos presentes na jornada pós-venda, mantemos o relacionamento com o cliente, permitindo que ele veja o plano de financiamento, quantas parcelas foram pagas e quantas ainda precisam ser pagas”, explica Tanaka.
De acordo com os executivos, a parceria entre a Toyota e o Banco Toyota é essencial para a criação de uma experiência integrada. Printes destaca que essa foi a primeira experiência da empresa com um aplicativo e que nesse contexto a Outsystems contribuiu para a jornada, antecipando muitas etapas e garantindo certificações de segurança.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Mais de seis em cada 10 (60,18%) profissionais de TI brasileiros têm interesse em trabalhar…
O banco digital PagBank obteve ganhos substanciais usando chatbots e inteligência artificial (IA) para atender…
Um levantamento recente divulgado pela Topaz em parceria com a Celent, o Pulso 2024 -…
A Administração Biden-Harris, por meio da Administração de Desenvolvimento Econômico do Departamento de Comércio dos…
Olhando de fora, parece que a Cogna está há anos trabalhando com IA generativa e…
Os sites brasileiros não oferecem uma boa experiência para pessoas com deficiência, e houve com…