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Toyota aprimora experiência de mobilidade com jornada digital

A Toyota está em plena jornada de transformação digital, redefinindo seu papel de uma empresa de manufatura para uma companhia de mobilidade. Essa mudança inclui não apenas a fabricação e a venda de automóveis, mas também a criação de um ecossistema integrado da empresa.

“Nessa jornada, a fabricação e a venda de automóveis é apenas um pilar. Estamos interessados em ver o ecossistema como um todo”, explica Henrique Printes, gerente-geral de Marketing e Experiência Digital de Clientes da Toyota América Latina e Caribe.

Nessa toada de ecossistema, o Banco Toyota tem desempenhado um papel fundamental, um parceiro-chave na oferta de soluções financeiras tanto para clientes quanto para não-clientes que compraram veículos Toyota.

Emerson Tanaka, gerente-executivo de Inovação e Novos Produtos do Banco Toyota do Brasil, destacou no Febraban Tech 2024 que a digitalização é agora parte da jornada dos clientes com um aplicativo, criado em parceira com a Outsystems e a NTT Data. “O app permite um atendimento simples, como a emissão de segunda via de boletos, e promovendo a jornada de cross-sell por meio de um novo canal de contato.”

Leia também: Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis

Segundo os executivos, o app atua verdadeiramente como catalisador da mudança de estratégia da Toyota. O aplicativo foi lançado na Argentina e, em março, iniciou seu rollout no Brasil, com planos de expansão para outros países prioritários.

O app oferece uma experiência unificada e personalizada aos usuários, incluindo a criação do Toyota ID, que proporciona uma visão 360º do cliente utilizando o Salesforce. “Estamos retroalimentando os dados para nossa equipe de vendas, marketing, concessionárias e áreas internas para insights de dados para P&D e estratégia de marketing”, acrescenta Printes.

Toyota: Digital para clientes e fãs da marca

O aplicativo Toyota oferece uma gama de funcionalidades que atendem tanto a clientes quanto a fãs da marca. Entre os serviços disponíveis estão manual e dúvidas; relacionamento e comunicação; simulador financeiro; serviços de agendamento, experiência de compra, informações de Stock Car, da qual a Toyota conta com mais de 5 pilotos patrocinados; e a Kinto, serviços de aluguel de curto prazo, assinatura de veículos e frotas para clientes B2B.

“Além disso, estamos presentes na jornada pós-venda, mantemos o relacionamento com o cliente, permitindo que ele veja o plano de financiamento, quantas parcelas foram pagas e quantas ainda precisam ser pagas”, explica Tanaka.

De acordo com os executivos, a parceria entre a Toyota e o Banco Toyota é essencial para a criação de uma experiência integrada. Printes destaca que essa foi a primeira experiência da empresa com um aplicativo e que nesse contexto a Outsystems contribuiu para a jornada, antecipando muitas etapas e garantindo certificações de segurança.”

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