Toyota e Panasonic anunciam joint-venture para o setor de baterias elétricas

Chamada Prime Planet Energy & Solutions, corporação deve empregar 5 mil pessoas e terá como foco mercado automotivo

Author Photo
1:00 pm - 03 de fevereiro de 2020

Toyota e Panasonic anunciaram na segunda (3) uma joint-venture focada no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, componente cuja demanda deve crescer exponencialmente com o aumento de vendas desses veículos. A negociação para essa parceria se iniciou em dezembro de 2017. 

Batizada de Prime Planet Energy and Solutions, a companhia iniciará sua produção em abril com a fabricação de baterias prismáticas, que podem ser adquiridas por qualquer montadora. A nova companhia empregará mais de 5 mil funcionários sendo que 3 mil são de funcionários que já trabalham para uma das duas empresas. Os demais (cerca de 2,4 mil) ficarão baseados em uma subsidiária na China. 

A divisão acionária ficou em 51% para a Toyota e 49% para a Panasonic. 

“As baterias – como soluções para fornecer energia para automóveis e várias outras formas de mobilidade, e como soluções para diversas questões ambientais – devem desempenhar um papel central na sociedade daqui para frente”, afirmaram as marcas, em comunicado divulgado. 

A Panasonic, que já trabalha dentro desse mercado, informou que irá direcionar praticamente toda a linha de produção para a nova companhia. A exceção fica por conta da Tesla, que tem na empresa japonesa sua principal fornecedora.

A Toyota também informou que enviará para a nova companhia toda a sua divisão dedicada ao desenvolvimento de baterias para carros elétricos. 

*Com informações do Japan Times 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.