Totvs, SAP e Microsoft lideram contratações de startups no Brasil

Segundo Top Open Corps, as cinco corporações líderes em open innovation são responsáveis por 62% dos relacionamentos com startups

Author Photo
10:01 am - 19 de outubro de 2022
programa de aceleração de startups programa de aceleração de startups

A Totvs, SAP, Microsoft, Softplan e Sankhya são as empresas do setor de software que lideram a lista Top Open Corps 2022, realizada pela 100 Open Startups. De acordo com o ranking, essas cinco empresas são responsáveis por 62% dos relacionamentos com startups do setor. A lista reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano.

No total, as corporações de Software estabeleceram 204 relacionamentos de negócios com 159 startups no último ano, um crescimento de 38% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.

Segundo o levantamento, esses relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 25 milhões, uma retração quando comparado ao ano passado quando foram transacionados R$ 31 milhões no ano anterior.

Na avaliação do ranking é possível identificar que algumas startups se mostraram mais atrativas para as grandes empresas. A maior parte dos relacionamentos das empresas de Software foi com startups HRtechs (26%), seguidas pelas ProductivityTechs, com 23%, e IndTechs, com 20% dos relacionamentos registrados no setor.

O Ranking 100 Open Startups também identificou 20 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 58 o número de Open Corps identificadas no Brasil, o que equivale a 1,6% de todas as empresas que fazem open innovation com startups no país.

Em 2022, a publicação chega à sua sétima edição, com números recordes do ecossistema de inovação. Foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, um aumento de mais de 61% em relação à edição 2021.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.