Todo sistema político dos EUA pode estar ‘sob ataque’ de hackers da Rússia, alertam especialistas

Author Photo
4:01 pm - 14 de outubro de 2016
Todo sistema político dos EUA pode estar 'sob ataque' de hackers da Rússia

Nesta semana, acusações e contra-acusações foram lançadas pelos governos norte-americano e russo sobre documentos roubados durante um ataque hacker no Comitê Nacional Democrata, que expôs e-mails pessoais enviados da caixa profissional da candidata do partido Hillary Clinton, em uma possível tentativa de influenciar os resultados da eleição nos Estados Unidos.

Independentemente da motivação, o governo dos EUA acredita que esse seja um hacking direcionado da Rússia. De acordo com Richard Stiennon, autor de There Will Be Cyberwar, o fato não mostra nada de novo na abordagem e indica que todo o sistema político pode estar sob ataque.

“Hacking ao Congresso e campanhas de democratas, seguido por vazamento de e-mails, é um pouco desajeitado, mas é uma arma de campanha russa”, disse ao jornal The Guardian Stiennon, que também é diretor de estratégia da empresa de segurança de dados Blancco Technology Group.

Ele alerta, ainda, que um resultado potencial profundamente perturbador desses esforços poderia fazer com que norte-americanos questionem a validade dos resultados das eleições presidenciais.

Na avaliação do especialista, os ataques e vazamento de dados de funcionários de agências dos EUA servem para constranger a administração do atual presidente dos EUA, Barack Obama. Isso leva, segundo ele, a um ponto importante: o governo dos EUA já afirmou que trabalha em uma resposta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.