TIM, Nokia e Min. da Agricultura lançam antena rural 5G stand-alone no MT

Tecnologia funcionará em caráter experimental em fazenda-modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt)

Author Photo
12:11 pm - 12 de maio de 2021
5g 5g

Foi inaugurada nesta quarta (12) a primeira antena rural de internet de quinta geração (5G) stand-alone. A tecnologia funcionará em caráter experimental na fazenda- modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis (MT). Participam do projeto a operadora TIM com equipamentos e serviços da Nokia.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a digitalização do agronegócio reforçará o papel do Brasil como “protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção”. Em nota, a pasata explicou que o monitoramento remoto, a partir de sensores, permite a medição da temperatura e a avaliação das condições hídricas imediatas na plantação.

Leia mais: São José dos Campos é piloto para certificação de cidades inteligentes

Durante a inauguração da antena, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que o leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel trará “melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro”. Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o 5G no agronegócio “será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer o nosso agro crescer 20% em média.”

A expectativa dos envolvidos é que esse tipo de conexão ajude o produtor brasileiro a reduzir custos e ganhar produtividade, por meio de aplicações com drones, chips e GPS. Na agricultura, a tecnologia deve permitir a transmissão em tempo real de imagens em alta definição de plantações e acompanhamento à distância de safras. Máquinas como tratores poderão funcionar de forma mais autônoma. Além disso, informações precisas sobre o comportamento e a saúde de animais poderão ser obtidas de forma bem mais detalhada, bem como sobre as condições climáticas.

* com informações da Agência Brasil e do Estadão

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.