TIM lança voz em alta definição na rede 4G em Belo Horizonte

VoLTE já está disponível em 176 municípios de Minas Gerais, informa empresa

Author Photo
9:10 am - 06 de setembro de 2018

A TIM, empresa que atua na cobertura 4G no Brasil, informa que acaba de disponibilizar o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) na frequência de 700 MHz em Belo Horizonte. Ao todo, 176 municípios de Minas Gerais já contam com o serviço que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração. A operadora foi pioneira na América Latina no lançamento da funcionalidade e hoje já contempla mais de 1,5 mil cidades no país. A previsão é de que 2 mil municípios tenham a tecnologia até o final do ano.

A expansão da rede 4G, que já está disponível em 3.138 municípios brasileiros, vem acompanhada da velocidade na prestação de serviços aos seus usuários. A operadora foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MH), inclusive em Minas Gerais, melhorando a navegação móvel de seus usuários. Hoje, mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes mineiros vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta).

Vantagens do VoLTE

A funcionalidade permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G e a redução do consumo de bateria (duração até 35% maior em chamadas de voz).

Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação passa a ser quatro vezes mais rápido do que o atual. As ligações no VoLTE duram cerca de 2 segundos para completar, enquanto uma ligação normal dura de 8 a 10 segundos.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Os consumidores poderão conferir no site www.tim.com.br a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Em Belo Horizonte, a tecnologia está disponível para toda a base de clientes da operadora, inclusive para clientes corporativos.

Os usuários da operadora também podem realizar ligações de voz em alta definição em seus iPhones. A TIM foi a única certificada pela Apple para disponibilizar o VoLTE (disponível para usuários de iPhone SE, 6 e modelos superiores, desde que façam a atualização do sistema operacional para o recém-lançado iOS 11).

Minas Gerais na mira da rede 4G

Belo Horizonte também já conta com o 4,5G. Mais de 230 sites contam com agregação de frequências 4G (2.600 MHz, 1.800 MHz e 700 MHz), que possibilita uma melhor cobertura indoor e uma maior velocidade de conexão.

“Minas Gerais é extremamente relevante para a TIM. Temos mais de 4,2 milhões de clientes no estado. Estamos investindo em novos pontos de venda para proporcionar uma experiência cada vez melhor para os mineiros. Em agosto, inauguramos em Belo Horizonte nossa primeira loja 100% digital no estado, e temos a previsão de lançar mais quatro nos próximos meses”, diz Bruno Vasconcellos, diretor Comercial da regional Sudeste da TIM Brasil.

Minas Gerais também foi o primeiro estado no qual a TIM ativou a funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) em sua rede 4G, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em parceria com o Inatel e a Ericsson. A plataforma permite viabilizar a criação de soluções de Internet das Coisas (IoT) utilizando a frequência 700 MHz. A tecnologia está ligada a aplicações para smart cities, como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes. Mais de 1.500 cidades já estão aptas a utilizarem a plataforma e a previsão é de que chegue a 4.000 municípios até 2020.

Tags:
4G

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.