TIM escolhe Nokia para oferecer serviços de Internet das Coisas no Brasil

Nokia irá implementar solução WING (Worldwide IoT Network Grid), focada em atendimento para clientes corporativos

Author Photo
12:00 pm - 16 de dezembro de 2019

A TIM anunciou na sexta (13) a assinatura de um contrato com a Nokia para oferecer no Brasil a solução de Internet das Coisas criada pela empresa finlandesa. Chamada WING (Worldwide IoT Network Grid), ela permitirá à operadora expandir sua oferta de produtos IOT para clientes corporativos de diversos setores, como o automotivo e agrícola. 

Queremos dar um salto no mercado de Internet das Coisas, impulsionando a participação da TIM no mercado corporativo. […]. A solução Nokia WING nos permitirá acelerar nossos recursos com novos modelos de negócios para atender às necessidades do mercado empresarial”, afirma Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos & Soluções IoT da TIM Brasil, em comunicado enviado à imprensa. 


 Leia na IT Trends 

Segundo a empresa, assim que a WING estiver implementada, os clientes corporativos terão mais facilidades parar monitorar e gerenciar em tempo real os dispositivos conectados, conseguindo executar ações como realizar o rastreamento e ativos e medir os sensores de status para indústrias como a de logística. 

Além da WING, a Nokia também oferecerá a plataforma IMPACT IoT para realizar o gerenciamento de dispositivos de Internet das Coisas e exposição de APIs com novos serviços. De acordo com Sanjay Goel, presidente de serviços globais da Nokia, o portfólio da empresa no mercado pode aumentar “Novas soluções de IoT poderão ser aplicadas em vários setores para ajudar as empresas no processo de transformação digital”. 

A parceria entre as marcas tem como objetivo preparar ambas as empresas para as oportunidades de negócios que as tecnologias de Internet das Coisas vão gerar no futuro. De acordo com o estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, divulgado pelo BNDES, o Brasil deve injetar US﹩ 200 bilhões à economia até 2025* com a adoção generalizada de tecnologias de IoT. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.