TIM ativa biosite eólico que servirá de testes para 5G em Pipa

Movida a energia renovável, antena também amplia a cobertura 4G da operadora na cidade

Author Photo
9:05 am - 17 de fevereiro de 2022

A TIM anunciou nessa quarta-feira (16) a ativação da primeira antena (biosite) movida a energia eólica, instalada em Pipa, no Rio Grande do Norte. O investimento, segundo a operadora, busca ampliar e reforçar a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77km da capital Natal e servirá em breve para testes também da tecnologia 5G. Ao mesmo tempo, diz a TIM, a iniciativa se alinha aos propósitos ESG da empresa.

A operadora possui hoje mais de 1.700 biosites no modelo tradicional em todo o país e o novo equipamento eólico, instalado no Centro de Pipa, poderá reforçar a cobertura 4G até em ambientes fechados ao redor. A instalação da torre foi executada em parceria com AlfaSite. Biosites são torres metálicas com aparência de poste de iluminação pública com estrutura de transmissão de sinal e que permitem reforçar e expandir a cobertura de voz e dados.

Do ponto de vista técnico, a nova antena da TIM é diferente das torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, reforça os desafios e a importância estratégica da região Nordeste para a companhia: “nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios. O biosite é um dos investimentos da operadora, representando uma solução eficiente e uma das alternativas mais sustentáveis para ampliar o número de antenas, que é fundamental para o adequado funcionamento do 5G, tão logo que a frequência for liberada pela Anatel. Até lá o equipamento poderá ser utilizado para testes da nova tecnologia”.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.