TIM abre big data para parceiros desenvolverem soluções

Author Photo
6:39 pm - 22 de julho de 2016
TIM abre big data para parceiros desenvolverem soluções

A TIM anunciou que abriu sua tecnologia de Big Data para que parceiros externos e clientes corporativos desenvolvam soluções a partir da plataforma. Segundo a tele, o sistema acompanha tráfegos de voz, SMS e dados de clientes em curto prazo e com privacidade.

Luis Minoru, diretor de estratégia da operadora, garante que as informações fornecidas pela TIM são massivas e preservam o anonimato dos clientes. “Além disso, a proteção dos dados permanece não vulnerável, sob sistema de segurança blindado.”

O primeiro acordo considerando o modelo foi firmado com a Prefeitura do Rio de Janeiro. O órgão vai cruzar dados para criar um mapa de deslocamento com foco na gestão de megaeventos e desenvolvimento de soluções a partir do conceito de Cidades Inteligentes.

A tecnologia fará uso massivo das antenas que a operadora possui no Rio de Janeiro, fornecendo registros sobre quantidade e movimentação de clientes e de usuários em roaming que se conectarem a infraestrutura da operadora.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, com a iniciativa será possível estimar concentrações de pessoas em determinados locais e em deslocamento, contribuindo para tomadas de decisão, além de prevenção e resolução de incidentes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.