TIM: 5G trará ensino por holograma, melhorias na saúde e segurança

CEO da Tim no Brasil fala que o 5G é uma tecnologia "habilitadora para novas funções e produtividade"

Author Photo
3:50 pm - 29 de outubro de 2019

Durante a Futurecom 2019, nesta terça (29) em São Paulo, o CEO da Tim no Brasil, Pietro Labriola, afirmou que a tecnologia 5G “é uma espécie de habilitadora para novas funções e produtividade”.

Sobre o leilão 5G, que deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem, Labriola afirma que não há motivos para ter pressa. Isso porque “não adianta fazer o leilão rápido, se somente ele não fará o 5G acontecer”. Ele diz ainda que o leilão precisa da participação de quem realmente quer investir, e não priorizando quem quer comprar espectro para revender.

O executivo concorda que a quantidade de espectro deve melhorar até o pleno funcionamento da tecnologia. Na visão de Labriola, a evolução das redes móveis aconteceu da seguinte forma:

  • 1G: disponível para quantidade limitada de pessoas;
  • 2G: introduziu e massificou a evolução tecnológica;
  • 3G: inovou no uso de dados, mas não deixou muito claro o que seria feito;
  • 4G: massificou o uso dos dados.

Agora, sobre o 5G, ele afirma que no processo de transformação digital a tecnologia “tem que trazer riqueza e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Desta forma, o 5G seria “uma modalidade para criar um ecossistema”.

“O 5G é uma tecnologia ímpar”, disse. “Vai trazer mais riqueza para o sistema, mais qualidade de vida, então temos que ter cuidado no seu desenvolvimento”, acrescentou, dizendo ainda que “a próxima onda [tecnológica] só vai chegar daqui 10 anos”.

E, não, o 5G não “acabará” de alguma forma com o 4G, que ainda mantém nível de crescimento constante, segundo dados da GSMA.

5G na sociedade

 

Labriola destaca três pontos onde o 5G fará grande diferença: educação, segurança e saúde. Sobre o primeiro, o executivo diz que áreas como o ensino à distância e aulas com hologramas serão mais comuns.

“E isto não é ficção científica. Estamos falando que não precisamos mais aguardar as tecnologias, porque elas já existem; o que faltava era a conectividade.”

Há poucos dias, Claro e Ericsson realizaram uma transmissão holográfica em um estádio brasileiro durante um concerto. Na ocasião, foi utilizada uma rede 5G de testes.

tim 5g reconhecimento facial e1572375020776

Na segurança pública, Labriola destacou o uso de reconhecimento facial. Ele afirma que, apesar de já existir hoje no Brasil, “alguns países já têm drones, que com as capacidades do 5G, podem fazer o reconhecimento à distância”.

O uso de reconhecimento facial na segurança pública é duramente criticado, pois ainda não existe uma regulamentação clara sobre seu uso.

Já sobre o terceiro ponto, o executivo afirma que podemos ter modelos de telemedicina, cirurgia remota e exames remotos. Como exemplo numérico, destaca que “55% dos médicos brasileiros atuam nas capitais”, mas que apenas 24% da população reside nestas localidades.

IoT em mais regiões

Também hoje, a Tim anunciou avanços na oferta de Internet das Coisas. A operadora anuncia que ultrapassou a marca de mais de três mil municípios cobertos por NB-IoT (narrowband IoT).

A abrangência deve habilitar a criação de novas ofertas também em municípios afastados. A tecnologia utiliza uma faixa de 25 kHz, e o NB-IoT pode ampliar em mais de 40% a cobertura em relação ao uso de smartphones.

O foco, então, está na expansão da rede, e não na velocidade; por isso o baixo consumo energético, também. A operadora visa desenvolver aplicações com parcerias com empresas públicas e privadas.

“Com este investimento, nos colocamos no papel de facilitadora para o desenvolvimento desta gama infinita de soluções de IoT”, disse o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

O NB-IoT ainda traz soluções para cidades inteligentes, como sensores em semáforos e estacionamentos, sensores de polução de cidades, medidores para energia, água e esgotos.

Já no campo, a empresa diz que o foco é conectar sensores meteorológicos, de umidade no solo, de monitoramento de pragas e maquinários agrícolas.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.