All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Notícias

Mercado termina 2017 com saldo positivo para postos científicos de trabalho

Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgado ontem (28/2), com dados referentes aos dois últimos trimestres de 2017, o setor de Informação e Comunicação teve saldo negativo no quesito talentos, com menos 1,4 mil e 2 mil empregados nos dois últimos trimestres de 2017.

Entre julho e agosto, foram contratados 18,4 mil profissionais, enquanto 19,8 mil perderam o emprego. Já entre setembro e dezembro de 2017, foram 16,4 mil admitidos ante 18,5 mil demitidos.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

“O 4º trimestre é marcado por uma sazonalidade negativa, principalmente presente no setor industrial brasileiro. Apesar da piora no resultado geral, o que podemos destacar como ponto positivo é que o número de desligamentos foi menor na passagem do 3º para o 4º trimestre, saindo de 149.925 para 140.540. O que demonstra que o ritmo de queda está atrelado a uma menor criação de vagas e não vinculado a uma cascata de encerramento de posições”, justificou no relatório.

Apesar dos números parecem à primeira vista preocupantes, a Robert Half destaca que ao avaliar o desempenho do mercado de trabalho (por setores) dos profissionais qualificados para projetos, nota-se que, do resultado do acumulado no 4º trimestre de 2017, dentre os 19 setores avaliados, apenas dois deles apresentam resultado negativo: Atividade Imobiliária (-357 postos de trabalho) e Eletricidade e Gás (-66 postos).

Os outros 17 setores restantes tiveram saldo positivo, com destaque para a categoria Informação e Comunicação, que apresentou o saldo de 654 postos de trabalho, seguido do Comércio (+435 postos) e Indústria de Transformação (+402 postos). A atividade científica também teve resultado positivo no terceiro trimestre de 2017 de 446 postos de trabalho e 284 no último trimestre do ano.

Segundo a Roberto Half, os números são baseados no emprego formal, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho no sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com filtros específicos para monitorar o movimento de Profissionais Qualificados.

Next Prorrogadas inscrições para palestrar no IT Forum Expo »
Previous « Stratasys torna acessível oferta de impressão 3D para odontologia
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
Tags: emprego em TI
8 anos ago

    Related Post

  • Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação
  • Medo de investir pouco em IA cresce entre CEOs, aponta Cisco
  • Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

Recent Posts

  • Notícias

Agentes de IA, governança e economia: os três pilares do futuro, segundo CEO da Rimini Street

O CEO global da Rimini Street, Seth Ravin, está otimista com a era da inteligência…

43 minutos ago
  • Notícias

Medo de investir pouco em IA cresce entre CEOs, aponta Cisco

A inteligência artificial deixou de ser vista apenas como uma aposta tecnológica e passou a…

1 hora ago
  • Notícias

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

3 dias ago
  • Notícias

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

3 dias ago
  • Notícias

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

3 dias ago
  • Notícias

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

3 dias ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L