TI Maior pode atrair um quinto centro de P&D para o Brasil

Author Photo
4:48 pm - 14 de maio de 2014
TI Maior pode atrair um quinto centro de P&D para o Brasil
O Programa TI Maior do governo federal já garantiu que quatro centros de pesquisa e desenvolvimento sejam instalados no Brasil, o que teoricamente encerrava a missão do governo atual, já que o ano terminaria com a meta batida. Mas a boa notícia é que um quinto centro pode pintar ainda neste ano. A informação foi passada pelo secretário de política de informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Virgílio Almeida. 
Eles esteve, nesta quarta-feira (14/05), na inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Big Data da EMC, instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. Ele explicou que o local foi o primeiro dos quatro centros anunciados dentro do programa TI Maior a ser construído exclusivamente para P&D e inaugurado após a assinatura com o programa governamental. O da SAP, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, também já está em funcionamento, mas com um prédio anexo ao SAP Labs, que marcou o início do investimento em desenvolvimento local da companhia alemã no Brasil.
Além de EMC e SAP, Microsoft e Intel completam a lista das quatro fabricantes que optaram por instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento no País por meio do Programa TI Maior. “Temos chance de ter mais um, ainda em negociação, dentro do TI Maior, passando da nossa meta estabelecida”. Questionado sobre uma estratégia para atrair esses centros para outras regiões do País, o secretário frisou que a escolha é das empresas que optam, normalmente, por localidades com maior oferta de mão de obra e onde estão concentrados outros centros para haver uma troca maior.  
 
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.