Como uma abordagem de TI híbrida permite aproveitar ao máximo seu ERP

Author Photo
9:01 am - 04 de agosto de 2017
TI híbrida TI híbrida

Um estudo conduzido pela SolarWinds, fabricante de sistemas de TI para gestão empresarial, quantificou o que já era bem reconhecido pelo setor de Tecnologia da Informação. A TI híbrida é uma realidade sem volta no modelo computacional.

Segundo a pesquisa, mais de 80% das empresas participantes trabalham com esses sistemas de registro on premise em paralelo com plataformas e aplicativos em nuvem[1]. Os demais 20% dividem-se igualmente entre companhias que operam totalmente em cloud e as que continuam a trabalhar só com sistemas on premise.

Os clientes SAP foram sempre os pioneiros na adoção de TI híbrida. A abordagem de ter “o melhor dos dois mundos” permite preservar e continuar a potencializar os investimentos no ERP da SAP. Ao mesmo tempo, as melhores aplicações em nuvem ajudam a atender às demandas por maior agilidade nos negócios.

Ao migrar funções como automação da força de vendas, RH, atendimento ao cliente e várias outras para cloud, as empresas licenciadas da SAP inovam e criam novos sistemas de engajamento. A TI híbrida abre caminho para a transformação digital com processos mais rápidos, maior produtividade e custos mais baixos, além de gerar oportunidades para aproveitar as vantagens da internet das coisas.

No entanto, o estudo descobriu que duas barreiras importantes estão impedindo as organizações de capitalizarem por completo a TI híbrida: a necessidade de continuar a apoiar as aplicações essenciais e as limitações de orçamento.

Esses pontos são especialmente críticos para os clientes da SAP. A cada ano, as empresas que usam os seus sistemas de gestão empresarial gastam mais de US$ 300 bilhões para suportar seus ecossistemas, segundo a pesquisa SAP Nation 2.0, feita pelo escritor e analista Vinnie Mirchandani. Licenças SAP, suporte e consultores terceirizados consomem uma parcela substancial da verba de TI, restando pouco dinheiro destinado para inovar com a TI híbrida.

Na verdade, o ERP da SAP é um elemento fundamental da TI híbrida com um preço de suporte substancial que vai contra a necessidade de redução de custos com infraestrutura, principal objetivo identificado pelo estudo da SolarWinds. O custo é ainda maior quando os clientes SAP destinam recursos internos para resolver problemas em customizações e melhorar o desempenho, itens não cobertos pelo contrato de suporte da fabricante.

Verba para inovação da TI híbrida

Um estudo recente conduzido pela Nucleus Research descobriu que nove entre dez clientes da SAP não têm interesse em fazer a atualização[2]. Desmistificando a falsa premissa de um “núcleo digital”, muitos clientes SAP preferem deixar o ERP robusto e estável on premise enquanto continuam construindo uma TI híbrida com aplicações em nuvem.

Isso poderia envolver tecnologias em cloud adquiridas pela SAP, como Concur, SuccessFactors e Ariba. No entanto, o roteiro da fabricante continua incerto e muitos clientes já estão de olho em outras opções de aplicações no mercado.

Para que a TI híbrida seja aproveitada em todo o seu potencial, os clientes da SAP precisam descobrir uma forma para reduzir os custos e canalizar essas economias para uma nuvem que apresente um custo-benefício melhor, assim como para tecnologias modernas de mobilidade, mídia social e de big data. É por isso que um número cada vez mais crescente de empresas que usam SAP está encerrando seus caros contratos de manutenção fornecidos pela fabricante em favor de um suporte independente.

Um dos maiores motivos é que o suporte da SAP não está mais oferecendo o mesmo valor que antes. Há dez anos, por exemplo, as empresas esperavam novas funcionalidades nas atualizações. Mas a inovação na plataforma de ERP já estabilizada foi preterida em prol da grande aposta da SAP no S4/HANA.

Uma segunda razão é a evidente economia de custos e valor. Terceirizando o suporte, os clientes SAP conseguem economizar até 90% no custo total com manutenção e se beneficiam com suporte para personalizações e acesso direto a engenheiros locais experientes, além de atualizações fiscais, legais e regulatórias. As empresas licenciadas SAP podem, com certeza, ter o melhor dos dois mundos.

[1]SolarWinds, “The Hybrid IT Evolution”, abril de 2016.
[2]Nucleus Research, “6 of 10 SAP Customers Wouldn’t Buy Again”, junho de 2016.

*Hari Candadai é vice-presidente de Marketing de Produto da Rimini Street

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.