TI e negócios: aliança está mais forte no mundo pós-pandemia

Profissionais do setor de tecnologia da informação estão se mostrando essenciais

Author Photo
1:55 pm - 29 de outubro de 2020
tecnologia humanizada Foto: Adobe Stock

Estamos em meio a um processo acelerado de transformação digital, e esta tendência apenas foi acentuada pelos acontecimentos do ano, prioritariamente a pandemia de coronavírus, é o que mostra a 13ª edição do Guia Salarial da Robert Half, um estudo que apresenta as principais tendências de recrutamento, setores em alta, habilidades técnicas e comportamentais mais demandadas e as posições permanentes e por projetos em destaque nas áreas de Finanças e Contabilidade, Engenharia, Jurídico, Mercado Financeiro, Seguros, Recursos Humanos, Vendas e Marketing e Tecnologia.

Hoje, muitas empresas buscam soluções para manter suas atividades de forma remota. Assim, o papel do profissional de TI se tornou ainda mais importante para atingir uma experiência aperfeiçoada dos produtos e serviços aos clientes. Graças à aceleração do processo de transformação digital nas empresas, o profissional de TI ganhou destaque, pois teve que repensar e viabilizar boa parte do modelo de negócios e colocá-lo em funcionamento em curto espaço de tempo.

Leia também: Gerente de produto e cientista de dados terão maiores salários em 2021

Essa valorização do(a) profissional impacta diretamente no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia, bem como na formação de uma boa equipe, pois aumenta a disputa pelos melhores talentos – o que exige boas estratégias de atração e retenção, para evitar a perda de profissionais para a concorrência –, e reflete na remuneração, e isso causa inflação salarial e a necessidade de as empresas repensarem o pacote de benefícios.

TI como parceiro do negócio

Considerando que estamos falando de uma área em constante transformação, empresas que enxergam o departamento de Tecnologia da Informação como estratégico, que o veem como parceiro do negócio e o envolvem na tomada de decisão e que investem em ferramentas, treinamentos e melhorias saem na frente quando o assunto é atração e retenção de profissionais.

Para se enquadrarem nesse time, os candidatos precisam sempre buscar atualização, que vai desde certificações, métodos de trabalho e tecnologias a modelo de gestão e trabalho em time. Para posições mais gerenciais, as empresas buscam profissionais com perfil de liderança, mas que apresentem o conhecimento técnico necessário para atuar mais próximo da operação.

Hoje, as posições em destaque em TI são profissionais de segurança da informação, cientistas/engenheiros de dados, desenvolvedores/engenheiros de software, infraestrutura/cloud e business intelligence.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.