TI da CCEE conquista certificação internacional

Author Photo
5:04 pm - 24 de março de 2015
TI da CCEE conquista certificação internacional
A área de TI da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) obteve a certificação internacional Capability Maturity Model Integration (CMMI) – Nível 2 de maturidade. A certificação concedida à CCEE tem validade de três anos e pode ser renovada.

O CMMI para desenvolvimento (CMMI-DEV) é um modelo de maturidade para melhoria de processos, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e manutenção que cobrem todo o ciclo de vida do produto.

O selo foi concedido após avaliação dos processos de desenvolvimento de sistemas da organização, realizada pela Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), tornando a CCEE a única empresa do setor de energia e utilities do País certificada pelo CMMI Institute, entidade integrante da prestigiada Carnegie Mellon University.

Entre os sistemas desenvolvidos pela CCEE estão o CliqCCEE, utilizado para contabilizar as operações de compra e venda de energia no Brasil; o Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), que recebe dados de medição de geração e consumo de energia dos agentes desse mercado; e a Plataforma de Integração CCEE, que oferece ligação entre os sistemas da instituição e os utilizados pelas empresas que atuam na comercialização de energia.

Dario Almeida, gerente-executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE, conta que a conquista atesta que os processos de gestão da empresa são maduros, robustos e atendem às melhores práticas do mercado internacional.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.