Tesla constrói usina virtual no Japão

Empresa já instalou mais de 300 baterias Powerwall na ilha Miyako-jima

Author Photo
8:52 am - 31 de agosto de 2022
Tesla Powerwall Tesla Powerwall

A Tesla anunciou recentemente que vem instalando silenciosamente suas baterias Powerwall em residências na ilha Miyako-jima, no Japão, desde 2021 e agora tem mais de 300 instaladas para uma usina virtual. Essa é a maior usina virtual comercial do Japão, de acordo com a empresa.

Usinas de energia virtuais aproveitam painéis solares e baterias em residências particulares. Pessoas com o aparato podem se inscrever para enviar energia extra de volta à rede elétrica em sua área, dando-lhe um impulso extra durante situações em que há risco de blecaute. A rede pode usar essa energia em vez de extrair das usinas a gás, normalmente usadas quando o fornecimento de energia é sobrecarregado.

A usina virtual é baseada em um programa da concessionária de energia local na ilha, a Miyakojima Mirai Energy Co, que instala painéis solares e baterias de armazenamento sem nenhum custo.

A Tesla já tem usinas virtuais operando na Califórnia e na Austrália e está trabalhando para lançar uma no Texas – onde vê uma oportunidade de adicionar uma nova fonte de energia a uma rede perenemente não confiável. Na Califórnia, as pessoas com Powerwalls instaladas em suas casas podem receber US$ 2 por cada quilowatt-hora realimentado na rede.

As pessoas que vivem em Miyako-jima sofrem interrupções regulares de energia durante os tufões, e as Powerwalls ajudam a manter as luzes acesas em casas individuais. “Durante os tufões, as luzes estão disponíveis, as geladeiras podem ser usadas como de costume”, disse um cliente da Powerwall em um vídeo divulgado pela Tesla.

A companhia disse que planeja ter 400 unidades Powerwall instaladas até o final do ano e 600 unidades até o final de 2023. A empresa planeja expandir para o restante da província de Okinawa, que cobre a constelação de ilhas que se estendem entre o continente japonês e Taiwan.

*Com informações da The Verge

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.