Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Terceirização da TI está de volta (e a TI está mais crítica do que nunca)

Em tempos de pandemia, sucesso da transformação depende da aplicação e expansão criativas da TI

CIO (EUA)
12:05 pm - 05 de maio de 2020
Shutterstock

A terceirização de TI já foi declarada como morta há uma década, tornando-se uma prática não muito recomendada depois de florescer brevemente nas décadas de 1980 e 1990. Na época, as organizações procuraram reduzir seus custos de computação transferindo custos de infraestrutura e de pessoal para empresas que administravam tudo por elas de forma mais barata. A ideia era que a TI fosse tão uma mercadoria quanto a água ou a energia elétrica, uma filosofia resumida por Nicholas Carr em seu severo ensaio de 2003, “IT Doesn’t Matter”.

Muito mudou desde então. Marc Andreessen previu em seu famoso ensaio de 2011 “Software is Eating The World” que a TI de fato não estava morta, mas “estamos no meio de uma dramática e ampla mudança tecnológica e econômica na qual as empresas de software estão prontas para assumir grandes áreas [sic] da economia”.

Com a transformação digital na mente de quase todos os executivos hoje em dia, as organizações agora entendem que o sucesso depende de sua capacidade de aplicar e estender criativamente a TI de maneiras que as diferenciem dos concorrentes.

No entanto, nem mesmo as maiores organizações de TI podem lidar com a vasta gama de opções que os serviços em nuvem apresentam. Portanto, a terceirização está de volta, mas de uma nova forma e impulsionada por novas motivações, como crescimento dos negócios, experiência do cliente e interrupção competitiva.

Esse novo tipo de relacionamento de terceirização é estratégico e transformador. É informado pela conscientização situacional, usada para determinar quais atividades devem ser terceirizadas. Tome como exemplo a migração para a nuvem, um processo complexo que quase toda empresa enfrenta. Os executivos entendem que as práticas de “levantar e mudar” dos adotantes iniciais não exploravam todo o valor da nuvem. A migração abrange a avaliação das principais competências para determinar quais aplicativos são melhor gerenciados internamente e quais podem ser transferidos para a infraestrutura em nuvem ou licenciados como um serviço.

Ao terceirizar estrategicamente partes do processo, as empresas podem aproveitar a experiência de parceiros que facilitaram centenas de migrações para outros clientes. Os compromissos podem durar apenas alguns meses ou podem persistir indefinidamente; essa decisão é motivada pelo crescente consenso de que as organizações devem fazer o que fazem de melhor e terceirizar o resto.

A rápida mudança para o trabalho remoto, atualmente mantendo as equipes de TI ocupadas, destacou a terceirização como peça fundamental de qualquer resposta a um evento externo. À medida que as organizações ajustam a infraestrutura e o software para conectar os trabalhadores, estão reconsiderando os papeis e funções. Deveriam dedicar todo o seu tempo e recursos à conexão de trabalhadores remotos para que eles pudessem executar tarefas rotineiras que poderiam ser terceirizadas? Talvez seja hora de reavaliar.

A classificação dessa rápida transformação envolverá vários fornecedores, parceiros, consultores e provedores de serviços gerenciados, todos necessários para navegar na transição atual e preparar o cenário para o sucesso futuro. O objetivo desse projeto não é economizar custos, mas transformar a maneira como uma empresa gerencia seus ativos e força de trabalho, e possibilita a colaboração entre seus funcionários.

Projetos transformadores como esses exigem uma nova abordagem para o gerenciamento de contratos. “As empresas dependerão mais do que nunca de um pequeno grupo de fornecedores estratégicos que serão solicitados a ajudar a reduzir substancialmente custos e riscos, mas, ainda mais importante, a aumentar significativamente a lucratividade por meio de inovações mais eficazes”, escreveu a Accenture.

“A maioria dos CIOs dessas empresas entende que não se trata da nuvem; esses CIOs sabem que devem mudar fundamentalmente a maneira como executam suas funções de TI, a fim de cumprir a aspiração de que ‘toda empresa é uma empresa de tecnologia’”, escreveu Ken Corless, EVP Offerings e Strategic Partners na DXC Technology.

Os termos dos novos contratos de terceirização também mudarão. Tradicionalmente, os contratos eram escritos para minimizar riscos e interrupções, em vez de promover a inovação. Novos acordos de negócios serão definidos mais pelos resultados dos negócios, como crescimento da receita ou desempenho do Net Promoter Score, do que mitigação de riscos. Como Jimit Arora, sócio na prática de pesquisa de serviços de TI do Everest Group, observou em uma entrevista ao CIO.com, “um contrato escrito por eficiência não se alinha a um contrato que precisa impulsionar o crescimento”.

Se essas novas relações comerciais são chamadas de terceirização, parceria, fornecimento ou outra coisa, não importa. A prática da terceirização está de volta em uma forma nova e dinâmica.

Tags:
covid19
outsourcing
Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados