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Teoria dos grafos aplicada a dados da Neo4J pode desvendar organizações criminosas

A Neo4J nasceu a partir da teoria dos grafos, um ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto. Aplicada ao conceito de base de dados, explica Andre Serpa, vice-presidente da companhia na América Latina, é possível entender a fundo os relacionamentos entre pessoas e companhias.

A tecnologia, diz ele, é capaz de desvendar organizações criminosas e apontar responsáveis por crimes de evasão fiscal. Ele exemplifica ao falar sobre fraude e lavagem de dinheiro. Os fraudadores trabalham no contexto de estar o máximo possível dentro do processo, para passar despercebido e as ferramentas buscam o que foge do padrão. Segundo ele, 90% dos alertas gerados pelas ferramentas são falso positivos e as empresas gastam em torno US$ 120 milhões para encontrar as fraudes. De todos que lavam dinheiro, 90% não é pego.

“Eles entendem como o processo funciona e estamos perdendo o contexto. Quando a gente consegue capturar todos os contextos, por exemplo, tem pequenas transações do André, para a Paula, para a Laura, que devolve para o André. Ou o André faz uma doação para a Paula, que faz uma doação para a Julia e passa para a Laura, que, por fim, contrata um serviço do André. Essas são interações que acontecem e são difíceis de detectar”, comenta Serpa.

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A plataforma da Neo4J, promete o executivo, pode rastrear contas e mapear o faturamento de grandes empresas, com base nas informações fornecidas pelo cliente contratante, criando assim um caminho fiscal a partir das relações de vendedor, distribuidor, comprador e consumidor, por exemplo. A inteligência artificial baseada em grafos mostra a relação dos dados cruzados, desde um algoritmo de centralidade, com base no critério necessário. Isso pode servir de início de qualquer investigação, seja para desvendar uma organização criminosa ou identificar responsáveis por crime contra patrimônio público.

Serpa explica que a plataforma usa dados privados e públicos para a análise e a contratação pode ser feita por diferentes áreas de uma empresa, como tecnologia, compliance, segurança ou negócios. “Nós falamos de como a ferramenta pode ser usada contra algo ‘ruim’, mas eu consigo olhar o comportamento e contexto para conhecer melhor o cliente para fazer uma melhor recomendação e segmentação.”

Ele provoca: se eu perguntar a uma ferramenta sobre dois clientes nascidos no mesmo ano, que moram no mesmo país, no mesmo bairro, que moram em um castelo, são divorciados e de alto poder aquisitivo, seria natural que eles tivessem o mesmo comportamento. Entretanto, se essas duas pessoas são o Rei Charles e o Ozzy Osbourne, é fácil saber que são pessoas diferentes.

“É isso que o grafo te mostra: mesmo que eles tenham características em comum, o comportamento é diferente. Para alguns produtos ou serviços, pode ser que eles tenham algo em comum, mas outras recomendações têm que ser completamente distintas”, alerta ele.

Um dos cases recentes da empresa é a TAG, registradora da Stone, eles usam a plataforma para armazenar as informações e cruzá-las. Eles querem oferecer produtos de crédito baseados no comportamento dos clientes e, além disso, entender a visão de wallet share perante outras marcas. Se, por exemplo, em determinado varejista, eles operam X mil reais por mês, mas o estabelecimento opera um valor muito maior, qual market share eles podem aumentar.

Outro cliente da Neo4J é a Qualicorp. A empresa tem mais de 100 seguradoras que podem oferecer milhares de planos de saúde, com regras de portabilidade, inabilidade, entidades de classe diferentes. Quando os corretores tinham que montar a proposta com as variáveis de dados, eles demoravam dois dias para fazer a proposta e mais dois dias para ver se a aprovação realmente aconteceria.

“A experiência do cliente era terrível e para o vendedor também era ruim. Eles montaram esse modelo de dados para fazer a validação em tempo real. Em tempo real, o corretor tem uma simulação do plano de saúde. Eles tinham uma equipe de 300 pessoas para a validação e, agora, são 10 pessoas”, comemora o vice-presidente.

O Brasil para a Neo4J

Serpa conta que a companhia está no mercado desde 2007 e, em 2021, ele começou a montar toda a operação da América Latina. Para ele, a região é um motor de crescimento global. A empresa tem o objetivo de crescer entre 30% e 40% e, na América Latina, o crescimento será de 100% nos próximos três anos sobre o resultado.

“O Brasil é o principal mercado, com 80% da receita da América Latina. Já estamos com 20 pessoas e acabamos de fechar a contratação de duas pessoas de vendas. É o nosso principal mercado, estamos fechando em um crescimento fantástico: vai crescer mais de 150%”, finaliza ele.

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