Categories: CSONotícias

Tentativas de golpes com malware superam 4 bilhões, diz SonicWall

Novo levantamento da SonicWall registrou globalmente mais de 4 bilhões de tentativas de ransomware acumuladas até outubro de 2022. As tentativas já ultrapassaram os registros de quatro dos últimos cinco anos, indicando uma crescente apreensão entre os profissionais de segurança. De acordo com o estudo, 91% das organizações relatam que estão mais preocupadas com os ataques ransomware, que conseguem sequestrar dados e criptografá-los.

Frente ao registro recorde de ataques ransomware em 2021, o número de ataques diminuiu nos três primeiros trimestres deste ano, especialmente nos Estados Unidos. No entanto, os locais de ataque, segundo o relatório, continuam a mudar, pois as tentativas de ransomware tiveram um salto no Reino Unido (20%), EMEA (38%) e APJ (56%) em comparação com o mesmo período do ano passado.

O estudo também alerta para a facilidade de lançar ataques em busca de recompensa financeira. Com o Ransomware as a service (RaaS), cibercriminosos com pouco preparo técnico podem comprar kits de ransomware na dark web e atingir organizações.

“Ser um profissional de segurança nunca foi tão difícil”, disse o presidente e CEO da SonicWall, Bob VanKirk. “A frente de batalha da guerra cibernética continua mudando, apresentando ameaças perigosas para organizações de todos os tamanhos. Com as superfícies de ataque em expansão, o número crescente de ameaças e o cenário geopolítico atual, até mesmo o profissional de TI mais experiente pode se sentir sobrecarregado”.

Há também uma crescente sofisticação por parte dos ataques e até mesmo uma diversificação nos modelos de negócios que buscam violar a cibersegurança. Prova disso é o crescente número de novas variantes de malware. A tecnologia Real-Time Deep Memory InspectionTM, patenteada da SonicWall, identificou 373.756 variantes de malware nunca vistas antes durante os primeiros três semestres de 2022 — um aumento de 22% no acumulado do ano.

“O ransomware evoluiu em um ritmo alarmante, principalmente nos últimos cinco anos – não apenas em volume, mas em vetores de ataque”, disse Immanuel Chavoya, Especialista em Ameaças Emergentes da SonicWall. “Os dados mais recentes do terceiro trimestre (Q3) mostram como os atores maliciosos estão ficando mais inteligentes no desenvolvimento de linhagens evolutivas e mais direcionados em seus ataques.”

Empresas financeiras como bancos e corretoras de valores estão entre os alvos cada vez mais visados entre os cibercriminosos. Ataques cibernéticos são projetados para usar maliciosamente sistemas de computador para minerar criptomoedas ilegalmente. Os números de cryptojacking cresceram 35% globalmente.

Outra crescente preocupação diz respeito à segurança da Internet das Coisas. Com mais dispositivos inteligentes entrando no espaço digital todos os dias, há uma necessidade crescente de segurança para dispositivos IoT, que têm várias maneiras de se conectar a uma rede, oferecendo diversos vetores de ataque a serem explorados pelos criminosos digitais. O malware de IoT subiu 92% globalmente.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

48 minutos ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

3 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

4 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

13 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

1 dia ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago