Tendências para 2019: multi-cloud está se tornando obrigatória

CIOs apostam na nuvem pública e mais empresas usam o Azure para fechar a lacuna com a AWS. Ainda assim, o gerenciamento da nuvem é um desafio

Author Photo
3:35 pm - 25 de março de 2019

Organizações estão avançando seus planos e projetos de transformação digital. Em consequência, quase todos eles (94%) agora são “cloudificados”. Em outras palavras, todos eles usam a nuvem de uma forma ou de outra, um fenômeno descrito em relatório da RightScale em 2019.

À medida que as organizações se familiarizam com uma maneira mais digital de fazer negócios, muitas delas optam por trabalhar em um cenário de TI mais amplo e diversificado, baseado em um ambiente com várias nuvens.

Na verdade, multi-cloud está se tornando o padrão. No levantamento, 84% dos entrevistados usam mais de quatro provedores de nuvem, incluindo nuvens pública e privada. No entanto, a cloud pública é prioridade, apontam 31% dos entrevistados. As organizações dizem que planejam gastar 24% a mais na nuvem pública em 2019 do que no ano passado. Esse é outro sinal de que a adoção de nuvem pública continua saltando – crescimento de três vezes em comparação com a taxa de uso da nuvem privada (24% versus 8%).

Metade dos participantes afirma que investiram mais de US$ 1,2 milhão por ano em nuvem pública. Contudo, 13% deles gastaram mais de US$ 12 milhões.

Azure continua crescendo rapidamente e reduz a liderança da AWS, especialmente entre empresas

A adoção do Azure cresceu de 45% para 52% aproximando-se mais à AWS. A adoção do Azure atingiu agora 85% da adoção da AWS, em comparação com os 70% do ano passado.

O Azure continua tirando vantagem da AWS, especialmente entre empresas, onde a adoção do Azure cresceu de 58% para 60%. A adoção da AWS nesse grupo é razoavelmente estável, com 67%. Isso coloca o Azure em 89% do nível de adoção da AWS, com base no número geral de entrevistados que usam cada serviço em nuvem. O Google está mantendo sua posição de terceiro lugar, subindo ligeiramente de 18% para 19%.

Os outros provedores de nuvem pública pesquisados no ano passado obtiveram maiores taxas de adoção em 2019, especialmente as empresas que usam o VMware Cloud na Amazon. Eles cresceram de 8% para 12% (uma taxa de crescimento de 50%), Oracle de 10% a 16% (taxa de crescimento de 60%) e IBM Cloud de 15% a 18% (taxa de crescimento de 20%). O Alibaba está na retaguarda, dobrando de 2% a 4%.

Desde a última Pesquisa de nuvem, a porcentagem de empresas que adotou uma estratégia de várias nuvens apresentou leve crescimento, de 81% em 2018 para 84%. Já as que planejam uma estratégia de nuvem híbrida cresceram para 58%, de 51% em 2018. O número de empresas que usam múltiplas nuvens públicas ou múltiplas nuvens privadas diminuiu ligeiramente.

Containerization: adoção de sistemas de orquestração está aumentando rapidamente

Por conta do uso crescente de contêineres, o Docker continua apresentando forte crescimento. A adoção da plataforma de código aberto aumentou de 49% em 2018 para 57%. Kubernetes, ferramenta de orquestração de contêineres que aproveita o Docker, teve crescimento mais rápido, aumentando de 27% para 48%.

Muitos usuários também escolhem ofertas de contêiner como serviço dos provedores de nuvem pública. O serviço de contêineres da AWS (ECS / EKS) teve uma adoção de 44% em 2019 (a mesma porcentagem de 2018). A adoção do Azure Container Service alcançou 28% (acima dos 20 por cento em 2018) e o Google Container Engine cresceu ligeiramente para alcançar a adoção de 15%.

O Serverless demostrou ser o serviço de nuvem estendida de maior crescimento pelo segundo ano consecutivo, com crescimento de 50% este ano em comparação com 2018 (adoção de 24 a 36%). O processamento de fluxo está vinculado a um crescimento mais acelerado, aumentando de 20% para 30% de adoção. Aprendizado de máquina, container-as-a-service e IoT são os próximos que mais crescem.

Custos de gerenciamento e licenciamento continuam no topo da lista

Em 2019, a maioria dos entrevistados repetia as descrições dos cinco principais desafios. As empresas maiores, mais complexas, enfrentam desafios de alto nível em toda a linha. Nesse grupo, o gerenciamento do gasto com nuvem e a governança da nuvem estão vinculados ao principal desafio, com 84% cada.

Evidentemente, os usuários da nuvem tendem a subestimar a quantidade de gasto desperdiçado na nuvem. Os entrevistados estimaram 27% de desperdício em 2019, enquanto os resultados da Rightscale sugerem que o desperdício real é de 35%.

Apesar de um foco maior no gerenciamento de custos de nuvem, só um pequeno número de empresas instituiu políticas automatizadas para resolver esse problema. Entre as medidas adotadas encontra-se o encerramento de cargas de trabalho não utilizadas ou a priorização de instâncias.

Nesse ano, as palavras-chave foram alteradas para o cálculo dos custos da nuvem (68% em 2019 versus 64% em 2018). A TI também está focada na governança, incluindo a sequência de mecanismos de decisão para a nuvem (62%), uma definição de política (59%) e o uso de políticas monetárias automatizadas (57%).

Organizações estão se tornando mais conscientes dos testes de gerenciamento de licenças de software executadas em nuvens públicas. Os principais desafios envolvem entender as implicações de custo do software licenciado em execução na nuvem (52%), garantir que estejam seguindo as regras (42%) e a complexidade das regras de licença na nuvem pública (41%).

*Marc Wilczek é COO da Link11, conselheiro e colunista da CIO USA

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.