Tely amplia rede de fibra óptica no Nordeste e projeta novos negócios

Com projeto, empresa ganha fôlego para atender à trilha de expansão

Author Photo
8:40 am - 08 de janeiro de 2018
Rede de fibra óptica

Como parte do grupo Sitecnet, a Tely, sediada em João Pessoa (PB), tem forte atuação no Nordeste do Brasil, com presença há mais de 13 anos na região. Sua missão é levar conectividade e telefonia para as empresas públicas, privadas e o mercado residencial local.

Em 2016, a empresa ampliou em 77% seu faturamento – não revelado – e apesar do crescimento expressivo, tem metas ousadas para os próximos meses. Para conquistar mais clientes, a companhia iniciou um processo de expansão agressivo há dois anos, com investimentos totais de R$ 8 milhões.

A estratégia da companhia contemplou a ampliação do seu backbone óptico para interligar várias cidades e chegar a localidades com pouca ou nenhuma oferta de internet e telefonia das grandes teles. Além disso, a organização aproveitou para modernizar sua rede, substituindo rádio pela fibra óptica em busca de maior confiabilidade e velocidade. A fabricante que executou o projeto na Tely foi a belga Skylane Optics.

Leonardo Lins, CEO da empresa, conta que uma das iniciativas colocadas em prática foi o aumento da rota de fibras entre Fortaleza e Recife, uma demanda identificada pela área Comercial da Tely. “Começamos a atender provedores de menor porte no interior e entendemos que precisávamos fazer a ampliação para atender à demanda por parte de operadores e provedores”, lembrou. Hoje, disse, já são 7,5 mil Km de backbone e fibra óptica da Tely na região em cinco estados.

Um passo de cada vez

Sid Gomes, gerente-executivo de Vendas da Tely, aponta que quando o assunto é conectividade a região Nordeste é altamente promissora. “Fizemos diversos estudos e vimos que nossos concorrentes estavam sem força para atacar o mercado local. Ampliamos nossa rede e estruturamos uma política agressiva de preços”, contou o executivo, adiantando que os resultados já podem ser observados. “Nosso crescimento acumulado é de 5% ao mês”, comemora.

Com mais de 5 mil clientes em sua carteira, as atualizações na rede fizeram com que a operadora chegasse a 250 GB em consumo. Ao final da terceira etapa do projeto, que deve abranger novas localidades por meio da rede de fibra óptica, a expectativa é chegar a 560 GB.

Melhorias significativas

Segundo Gomes e Lins diversos benefícios puderam ser observados, além da velocidade. “Conquistamos mais qualidade, confiabilidade e agora podemos conquistar novos clientes”, assinalou o CEO da empresa. Em dois anos, a quantidade de usuários da Tely aumentou 30% e o número de municípios atendidos saltou de 70 para 118 cidades em todos os estados do Nordeste.

Além disso, como 60% dos clientes Tely são provedores de internet, a disponibilidade é fator de missão crítica. Assim, um acordo de nível de serviços (SLA, na sigla em inglês) SLA (nível de acordo de serviço) elevado é uma condição para se manter no negócio e continuar os projetos de expansão, que também incluem usuários finais e o mercado corporativo.

Operações na linha de frente

Rudinei Santos Carapinheiro, diretor para Desenvolvimento de Negócios da Skylane Optics, participou do projeto e apontou que o alinhamento entre as áreas da Tely foi crucial para o sucesso da iniciativa. “Houve forte envolvimento de técnicos, auxiliares e instaladores da Tely. Todos eles em busca de mais qualidade”, comentou o executivo.

Segundo Carapinheiro, além da integração entre as áreas, um ingrediente foi fundamental no processo. “De nossa parte, primamos pelo contato humano. Apesar de lidarmos com tecnologias e produtos, algo que se esquece muito nos dias de hoje é o contato humano, sempre mirando dificuldades e necessidades, com uma visão além do negócio”, completou ele.

Agora, com a rede a rede pronta, a Tely ganhou fôlego para atender aos seus planos de expansão, finaliza o diretor para desenvolvimento de negócios da Skylane Optics.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.