Teles na América Latina miram serviços de TI para fisgar segmento corporativo

Author Photo
10:39 am - 05 de fevereiro de 2015
Teles na América Latina miram serviços de TI para fisgar segmento corporativo
As empresas de telecomunicações estão conscientes da desaceleração do crescimento dos serviços de voz e de dados convencionais. Em razão desse cenário, elas estão diversificando suas fontes de receita ampliando a oferta de serviços de TI, como terceirização de data center e serviços gerenciados, de acordo com pesquisa da Pyramid Research.

Para chegar a essa conclusão, a empresa analisou teles e empresas na América Latina, com foco maior na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Foram entrevistados 35 grandes multinacionais com presença na região para identificar quais as intenções de investimento em data center e serviço gerenciado de segurança para 2015. 

Segundo a Pyramid Research, fato interessante observado foi que, embora as teles estejam na jornada de aumentar a oferta de serviços de TI, mais de 50% dos executivos não se sentem totalmente confortáveis em contratar uma telco, buscando provedores especializados de TI.

“Empresas de telecomunicações em toda a região estão em diferentes estágios de desenvolvimento de ofertas de terceirização de data center e serviços gerenciados de segurança. Enquanto algumas empresas de telecomunicações têm SOCs robustos e estão preparadas para fornecer um portfólio completo, outros ainda estão limitadas ao colocation e à abordagem de hospedagem”, avalia Marcelo Kawanami, analista sênior da Pyramid Research.

Kawanami indica que as organizações da região apostam agora suas fichas em serviços gerenciados de segurança. “As grandes empresas multinacionais perceberam a importância crescente de investir em segurança, uma vez que as ameaças só aumentam e o pior: evoluem. A percepção da necessidade de investimentos na área ficou clara no final do ano passado com o problema da Sony Pictures”, relata.

Além disso, prossegue o analista, observa-se o aumento da oferta de cloud computing e algumas telcos já estão expandindo seu portfólio para desenvolvimento e gerenciamento de software.

O executivo destaca que para superar desafios de ampliação da presença das telcos no segmento corporativo, parcerias são fundamentais. “Especialmente para que elas possam alavancar o portfólio e aumentarem a confiabilidade das grandes empresas em contratá-las para serviços de TI. Além das parcerias, aquisições estratégicas devem ser consideradas em alguns casos, modelo que já foi bastante adotado por grandes telcos globais em países desenvolvidos”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.