Telefónica e NEC vão testar uso massivo do open RAN no Brasil

Espanha, Alemanha e Reino Unido também recebem pilotos da solução; parceria visa desenvolvimento de casos de uso de automação orientados por IA

Author Photo
3:54 pm - 14 de setembro de 2021
open RAN Foto: Shutterstock

A Telefónica e a NEC Corporation acabam de fechar uma parceria para a realização de testes pré-comerciais da rede aberta de acesso por rádio (open RAN) nos quatro principais mercados globais da operadora, que incluem Brasil, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Até 2025, a Telefónica pretende aumentar em 50% suas redes de rádio baseadas em open RAN. Com a tecnologia, a companhia busca construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na era 5G.

“As redes abertas são, inegavelmente, a chave para impulsionar a evolução da rede na era 5G e para sustentar e cumprir nossa missão de fornecer consistentemente experiências superiores para nossos clientes corporativos e consumidores”, afirma Enrique Blanco, diretor de Tecnologia e Informação (CTIO) da Telefónica, reconhecendo a competência tecnológica e prática da NEC como parceira nesta iniciativa.

A operadora já realizou testes bem-sucedidos com apoio da integradora NEC em países como Alemanha e no Reino Unido. Desse modo, o acordo entre as suas empresas se estenderá também para a implantação no Brasil e nos outros três mercados. A meta é alcançar pelo menos 800 sites, planejados para uso comercial a partir do próximo ano.

Leia mais: Cultura ainda é entrave para transformação digital, mostra estudo

As soluções open RAN são compostas por um ecossistema de produtos próprios da NEC, bem como por softwares e hardwares de parceiros da indústria de telecomunicações. As unidades de rádio (RU) 5G massive MIMO (mMIMO) abertas da empresa, com beam forming avançado, que ajudam significativamente a aumentar e otimizar a capacidade da rede, integram a infraestrutura.

“A experiência em redes e TI, acumulada pela NEC e por nossa subsidiária Netcracker, é um ativo valioso para ajudar a manter as operadoras à frente da curva na cocriação e redesenho das redes móveis de próxima geração necessárias na era 5G e além”, evidenciou Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation.

Além disso, as duas companhias atuarão em conjunto para validar e implementar tecnologias open RAN e casos de uso no Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica, criado recentemente na Espanha. Já o Centro de Excelência Global Open RAN da NEC, no Reino Unido, conduzirá a aprovação de fornecedores e o desenvolvimento conjunto de casos.

Os casos de uso englobam controladores inteligentes de rádio (RIC), baseados em IA para otimização de RAN, a automação do ciclo de vida do serviço com base em derenciamento e orquestração de serviços (SMO), o teste e automação de implantação de acordo com o framework de integração e entregas contínuas (CI/CD) da Telefónica, assim como para a otimização da economia de energia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.