Telefónica e Ericsson fazem primeira demonstração de direção remota com 5G

Author Photo
1:22 pm - 01 de março de 2017

Ericsson e Telefónica, em parceria com KTH e Idiada, realizaram a primeira demonstração de direção remota utilizando redes 5G. O teste foi realizado durante o Mobile World Congress 2017, realizado nesta semana em Barcelona, na Espanha.

O teste utiliza a rede de teste 5G da Telefónica para dirigir remotamente um carro na pista de testes da Idiada, em Tarragona, na Espanha.

A demonstração usa o espectro de alta frequência de 15 GHz, com raios ultra estreitos seguindo os carros desde a estação rádio base 5G, localizada a 70 km no circuito de provas de Applus Idiada, para garantir a confiabilidade e a latência ultrabaixa da rede de transporte que conecta os carros com os estandes no Mobile World Congress. Vários vídeos em 4K fornecem percepção sensorial totalmente detalhada para o motorista remoto.

Enrique Blanco, CTO global da Telefónica, afirma que o 5G representa o próximo nível de experiência e oferece a possibilidade de fornecer serviços de forma mais rápida, flexível e personalizada para aplicações específicas.

Sergio Quiroga, Presidente da Ericsson na América Latina e Caribe, destaca que alianças e parcerias serão chave para o sucesso do 5G. “A Ericsson lançou a primeira plataforma 5G no mundo e já assinou acordos com 30 operadoras, 20 empresas de outras indústrias e 45 universidades e institutos de pesquisa”, diz Quiroga.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.