TelComp pede adiamento de aquisições da Telefônica

Author Photo
4:47 pm - 28 de junho de 2007

A TelComp, Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no último dia 26 o adiamento de qualquer decisão sobre aquisições de empresas e outorgas de serviços pela Telefônica, nos setores de telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura. Para a Associação, uma análise das recentes e posteriores aquisições do grupo deve ser considerada em conjunto, para não haver qualquer distorção no entendimento do impacto desses movimentos no mercado.

Segundo analistas, com a aquisição da Telecom Itália e da TVA, o Grupo Telefônica concentraria US$ 71 bilhões de faturamento entre as empresas controladas direta ou indiretamente pela companhia no Brasil.

A Associação pediu que a análise feita pela Anatel seja disponibilizada em audiências públicas conforme previsto no artigo 42 do regulamento interno da Agência, para que os usuários, o setor e outros interessados discutam os resultados deste ato de concentração, cuja repercussão é ampla e de interesse geral, antes que qualquer decisão seja tomada pela Anatel.

Ontem, a agência adiou a compra de ativos da TVA pela Telefônica. O conselheiro da agência, Plínio Aguiar Jr. pediu vista do processo. A aquisição de parte do capital da operadora de TV por assinatura do Grupo Abril pela Telefônica foi anunciada em outubro do ano passado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.