Tecnologias digitais provocam mudanças exponenciais

A evolução da tecnologia, seus desdobramentos e consequências no mundo físico e digital tem dinâmica exponencial, o que obriga os gestores e líderes empresariais a abandonar o pensamento linear típico da cultura analógica. “Iniciativas muito pequenas hoje podem se tornar grandiosas amanhã, e os impactos não se resumem apenas nos setores onde elas estão diretamente ligadas, mas em toda de produção”, afirmou Breno Barros, diretor de Inovação & Digital da Stefanini, que apresentou o tema “Experiência pessoal com startups, empreendedorismo e inovação”, no IT Forum Expo.

Trabalhar com a cultura das pessoas em uma organização passa a ser, portanto, fator fundamental para que o processo de transformação digital em curso seja bem-sucedido, afirma Barros. Tal procedimento envolve também clientes, fornecedores e demais atores envolvidos. “É preciso mudar o status quo por conta dessas rápidas mudanças”, destacou.

Necessidade de inovação

Trata-se de um ambiente em que a necessidade de inovação está sempre presente e o cumprimento dessa exigência requer a participação e a troca de ideias e experiências de todos os direta ou indiretamente envolvidos. “Entender pessoas, incluindo suas necessidades e expectativas é a chave para criar união estratégica entre serviços de tecnologias e objetivos digitais”, recomendou o diretor.

Um dos exemplos citados por ele que ilustra o extenso impacto causado por mudanças tecnológicas é o da empresa norte-americana Tesla. O lançamento do automóvel elétrico da marca com preço semelhante à maioria dos carros convencionais da mesma categoria afeta diretamente uma série de setores da economia ligada à indústria automobilista, por exemplo.

Barros lembrou que a quantidade de componentes mecânicos do Tesla é menor que a metade de um carro movido a combustível. “Imagine o impacto disso no futuro para toda a cadeia de produção metal mecânica”, afirmou. Outro setor que deverá ser drasticamente diminuído é o de petróleo e todo o seu entorno. “O problema é que na era digital, quando você achar que algo é óbvio, já é tarde para tentar alcançar.”

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

14 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

15 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

15 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

16 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

16 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

17 horas ago