Tecnologias como Watson irão substituir humanos em breve?

Author Photo
10:19 am - 23 de setembro de 2015
Tecnologias como Watson irão substituir humanos em breve?
O Watson é um sistema de inteligência artificial que é capaz de realizar pesquisas dentro de um vasto repositório de informações e extrair análises e retornar respostas em segundos. 

Muitos podem achar que esse tipo de tecnologia substituirá humanos em um futuro breve – especialmente se você conhecer o Watson como o bot que derrubou humanos no Jeopardy!, programa de perguntas e respostas exibido pelo canal norte-americano CBS.
Mas não é isso que irá acontecer, afirmou o médico John Kelly, responsável por liderar a equipe do Watson na IBM, em uma apresentação no TechCrunch Disrupt, que ocorre essa semana em San Francisco.

Em uma demonstração da capacidade de processamento do Watson, o repórter Alex Wilhelm questionou o computador sobre a exatidão dos dados contidos na Wikipedia, o que ele respondeu depois de alguns segundos que a enciclopédia on-line era uma fonte confiável de informações. 

Esse tipo de capacidade estará disponível para desenvolvedores dentro de um ano ou um pouco mais, de acordo com Kelly, e servirá para auxiliar humanos em suas tarefas e na tomada de decisão – que deverá ser mais rápida.

A capacidade do Watson é tamanha que o grande desafio é fazê-lo focar em segmentos específicos para atuar em problemas de diferentes negócios, como estão fazendo com o Watson Saúde e Watson Finance.

“Essa nova tecnologia vai mudar o mundo. Pense sobre a tomada de decisões sem viés ou informações incompletas”, disse Kelly.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.