Tecnologia promete ampliar taxa de aprovação de compras on-line

Mercado Pago, Itaú e Mastercard anunciaram uso da EMV 3DS (2.1) para autenticar compra com cartão de crédito em plataforma do Mercado Livre

Author Photo
6:00 pm - 17 de junho de 2019

O Mercado Pago, o Itaú Unibanco e a Mastercard anunciaram nesta semana a realização da primeira transação on-line autenticada em EMV 3DS (versão 2.1) para compras com cartões de crédito na plataforma Mercado Livre.

Segundo as empresas, a tecnologia promete revolucionar o e-commerce ao aumentar as taxas de aprovação das compras on-line com cartão de crédito e débito ao promover transações tão seguras e convenientes quanto as realizadas no mundo físico – trazendo benefícios para comerciantes, consumidores e instituições financeiras.

A previsão é que a primeira transação do tipo com cartões de débito na plataforma aconteça no decorrer deste ano, de acordo com as companhias.

A autenticação é possível graças à integração da plataforma Mercado Pago com as soluções Identity Check e Smart Interface, da Mastercard, que permitem o uso do protocolo 3DS 2.0, que eleva a taxa de aprovação da compra on-line para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 100%.

A novidade tem o objetivo de melhorar a experiência do consumidor e contribuir para o aumento das taxas de conversão no e-commerce. O incremento da quantidade de dados também reduz as chances de que uma compra on-line legítima não seja aprovada por falta de informação.

Conforme as empresas, a autenticação EMV 3DS utiliza a tecnologia de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para realizar uma análise de risco considerando uma quantidade maior de dados do usuário e do vendedor.

O mapeamento inclui dados do aparelho (IP do computador, endereço do estabelecimento, compras via desktop ou mobile etc) que ajudam na tomada de decisão que envolve bancos, adquirentes, empresas de pagamento e bandeiras, facilitando a autenticação da compra online.

“Vamos oferecer uma experiência inovadora ao aumentar a aprovação das compras de forma tão segura e conveniente quanto um pagamento numa loja física. No débito, a jornada online terá mudanças ainda mais significativas, abrindo espaço para o uso massivo de um tipo de cartão bastante popular”, afirma o vice-presidente de Mercado Pago no Brasil, Tulio Oliveira.

Visa

Vale notar que a Visa anunciou no início do último mês de abril ter realizado a primeira transação com o protocolo 3D Secure 2.0 no país em parceria com a Caixa e o Peixe Urbano, por meio da CyberSource e da CardinalCommerce.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.