Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

Levantamento da Ericsson estima que 5G será a tecnologia de mais rápida adoção, com média de um milhão de novas assinaturas móveis por dia

Author Photo
10:34 am - 18 de junho de 2021
5G

A Ericsson prevê que as assinaturas móveis 5G atingirão 580 milhões em todo o mundo até fim do ano. Em média, serão cerca de um milhão de novas assinaturas móveis diariamente, o que fará do 5G a tecnologia móvel de mais rápida adoção do mercado.

A previsão é que daqui cinco anos haja 3,5 bilhões de assinaturas 5G com 60% de alcance à população. Na América Latina, a tecnologia responderá por 34% das assinaturas móveis até 2026. Porém, o ritmo de adoção será lento, uma vez que até lá o 4G representará a maior parte das assinaturas.

A 20ª edição do Ericsson Mobility Report destaca que Europa teve um início de implantação mais lento e se mantém atrás de mercados como Estados Unidos, Coreia, Japão e China. Esse último será o grande responsável por impulsionar a adoção do 5G globalmente. Segundo a pesquisa, o Nordeste da Ásia abrangerá maior parte das assinaturas 5G até 2026, com cerca de 1,4 bilhão.

Leia mais: IT Forum > Anywhere: Educação é o caminho para desatar inovação no Brasil

“Esta edição do estudo mostra que estamos na próxima fase do 5G, com lançamentos acelerados e a expansão de cobertura em mercados pioneiros como a China, Estados Unidos e Coreia do Sul”, analisou Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe de redes da Ericsson, evidenciando que os casos de usos começarão a se materializar e a cumprir a promessa da nova tecnologia.

Pós-pandemia

A expetativa é que a conectividade tenha grande papel na recuperação econômica dos países, no pós-pandemia. “As empresas e a sociedade também estão se preparando para um mundo pós-pandêmico, com a digitalização do 5G desempenhando um papel fundamental”, acrescentou.

Essa demanda também acelerou a oferta do acesso fixo sem fio por parte dos provedores de serviços de comunicação 5G. De acordo com o relatório, nove em cada dez provedores de serviços de comunicações (CSPs) que lançaram o 5G também possuem uma oferta de acesso sem fio fixo.

O levantamento projeta que as redes de quinta geração transportarão mais da metade do tráfego mundial de smartphones. Na América Latina, o tráfego de dados por smartphone deve alcançar 30Gb/mês em cinco anos.

As assinaturas 5G com dispositivos compatíveis com a tecnologia aumentaram em 70 milhões durante o primeiro trimestre deste ano. A estimativa é que esse número chegue a 580 milhões, até o final do ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.