TecBan lança serviço de Open Banking para conectar instituições bancárias

Solução foi desenvolvida em parceria com empresa do Reino Unido e já é utilizada pelo Citi Brasil

Author Photo
12:30 pm - 03 de fevereiro de 2021
Open Banking destaque

A TecBan anuncia sua nova plataforma de Open Banking as a Service, que tem o objetivo de facilitar a implementação e gestão do novo sistema financeiro aberto e acelerar a integração das instituições financeiras à regulamentação brasileira. Sob o nome Open Finance TecBan, a solução foi desenvolvida em parceria com a Ozone, empresa responsável pela criação do sistema utilizado na implantação do Open Banking no Reino Unido.

A tecnologia da TecBan apresenta seis principais funcionalidades:

  • Portal de desenvolvimento: Documentação, exemplos, sandbox para testes e especificações das APIs;
  • Gerenciamento de APIs: Validação das requisições, transformação da resposta, conectores específicos de bancos e validação e assinatura das mensagens;
  • Gestão de parceiros: Integração ao diretório, validação de certificado, gerenciamento de clientes e autenticação TPP;
  • Gerenciamento de token: Fluxos de autenticação, atualização e revogação de token de acesso;
  • Gestão de consentimento: API, autorizações, revogações e um painel que apresenta todas as solicitações;
  • Administração e relatórios: Configuração do sistema, gestão de logs, acesso ao painel de controles, relatórios e lista negra de parceiros.

Leia também: Faber-Castell lança cursos de Design Thinking, UX e Criatividade

“A plataforma de Open Banking as a Service da TecBan, testada e aprovada no Reino Unido, permite que as instituições concentrem seus recursos no desenvolvimento de propostas de valor inovadoras e impactantes aos seus clientes, enquanto focamos na parte técnica e regulatória que o cliente final não enxerga”, afirma Tiago Aguiar, Head de Novas Plataformas da TecBan.

Desde o final de 2020, a plataforma já está sendo utilizada pelo Citi Brasil. Para a instituição financeira, o acordo permitiu acelerar a implantação de Open Banking de uma maneira mais eficiente, economizando recursos e utilizando a experiência da TecBan e da Ozone para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Neste primeiro momento, alguns testes estão sendo realizados, como os de integração, padronização e validação das informações, exposição de dados, infraestrutura e segurança.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.