Teams e Webex: E se Microsoft e Cisco unissem suas plataformas?

Em vez de competir no mercado de colaboração, a Microsoft e a Cisco poderiam unir forças e oferecer ainda mais para os clientes

Author Photo
3:10 pm - 10 de novembro de 2021
acordo

Nota: as empresas citadas são clientes do autor

Quando a Cisco realizou sua grande apresentação sobre o Webex, na semana passada*, fiquei impressionado. Esta semana, o Microsoft Ignite está em andamento, e a Microsoft está tratando a colaboração como antes tratava .Net. Enquanto escrevo, a Cisco está no evento, falando sobre como as duas empresas estão colaborando em ferramentas de desenvolvimento e o impacto significativo da colaboração nos clientes da Cisco que usam o Azure e o App Dynamics.

A Microsoft e a Cisco não são concorrentes naturais e já fizeram parceria com a Unified Communications. Isso me fez pensar: e se eles colaborassem no futuro das comunicações? E se eles trabalhassem juntos e combinassem Teams e Webex ou compartilhassem tecnologia a um grau em que ambos os produtos pudessem ser igualmente aprimorados e interoperados de forma mais integrada um com o outro?

Teams vs. Webex

Os principais diferenciais que a Microsoft está apresentando esta semana com o Teams incluem coisas como integração profunda de aplicativos em suas ferramentas de desenvolvimento e produtividade e o uso de avatares e hologramas. Na semana passada, com o Webex, a Cisco exibiu sua profunda integração com a telefonia, o uso de monitoramento de funcionários preservando a privacidade (para gerenciamento) e o uso de hologramas. (Ambos os produtos usam Hololens.)

Então, qual você deve escolher? Você escolheria Teams se estivesse ligado ao conjunto de ferramentas da Microsoft e usaria Webex se quisesse integrar seus métodos de comunicação (telefone + videoconferência) e se precisasse garantir que seus funcionários remotos não corressem risco. Sua escolha é entre maximizar seu processo de produtividade ou maximizar a eficácia de seus funcionários. E seu novo problema é que o “ou” não faz sentido – não consigo pensar em uma empresa que não queira fazer as duas coisas.

Você poderia usar Teams especificamente para TI e desenvolvimento de software (se você fizer desenvolvimento de software), e você usaria Webex para reuniões de equipe. Dependendo da natureza da colaboração necessária, você poderia usar qualquer um para conectar o cliente, fornecedor ou parceiro – Teams para software, Webex para todo o resto.

Teams + Webex

As ferramentas de colaboração são um multiplicador de força para as empresas que as fabricam. O Microsoft Teams provavelmente teria um impacto econômico mais significativo como uma ferramenta que a Microsoft usa do que um produto que a Microsoft vende, porque torna a Microsoft mais eficiente. O mesmo é verdadeiro para Webex e Cisco, o que torna a competição entre as plataformas uma prioridade mais baixa do que os recursos de ambas as plataformas para seus respectivos fornecedores ou usuários. Vender essas ferramentas é uma receita incremental; o uso dessas ferramentas aprimora tudo o que essas empresas fazem interna e externamente.

As montadoras frequentemente colaboram com carros e motores; Toyota e Suburu, por exemplo, fizeram parceria no FR-S e GT86. Eles dividiram o custo de desenvolvimento e criaram um par de carros esportivos que cada um poderia vender com um sabor único, aumentando o volume geral drasticamente e potencialmente reduzindo os custos devido ao aumento das economias de escala.

No caso da Microsoft e da Cisco, uma colaboração criaria uma vantagem competitiva substancial em relação a outros produtos existentes e emergentes que não corresponderiam em recursos ou interoperabilidade. (Hardware, como esta oferta da Poly, funcionaria mais facilmente com ambos do que com uma oferta competitiva não alinhada.)

Em vez de Teams e Webex seguirem caminhos separados e redundantes, a Microsoft e a Cisco poderiam desenvolver os mesmos recursos básicos para cada um, enquanto otimizam para as necessidades individuais de seus clientes. Eles poderiam dividir o trabalho, com a Cisco mais focada em aumentar o desempenho da rede e integração com ferramentas Cisco. Em contraste, a Microsoft se concentraria em uma melhor integração da Hololens e suas ferramentas – e ambas poderiam desenvolver recursos de avatar que precisam ser muito mais realistas.

Melhores juntos

Tanto o Microsoft Teams quanto o Cisco Webex lideram o mercado de colaboração com recursos e capacidades exclusivas. Mas cada um deles tem vantagens exclusivas. O Teams está mais integrado com as ferramentas da Microsoft e deve aumentar a produtividade dentro desse conjunto de produtos. O Webex está mais integrado com as ferramentas de telefonia existentes e faz um trabalho melhor garantindo o equilíbrio entre trabalho/vida pessoal e dinâmica de departamento/equipe (melhorando potencialmente a fidelidade e retenção dos funcionários).

Não consigo pensar em uma única empresa que não desejasse os dois conjuntos de recursos. Além disso, a Microsoft e a Cisco usariam suas respectivas ferramentas para melhorar o desempenho de cada empresa.

Ao unir forças, eles estabeleceriam um novo padrão para o mercado, quase impossível para qualquer rival. Ao compartilhar o esforço para desenvolver seus respectivos produtos, a inovação também se aceleraria, tornando o esforço combinado quase impossível de ser superado.

*Texto originalmente publicado em 03 de novembro de 2021

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.