Taylor Swift reclama e Apple diz que vai pagar artistas por streaming

Author Photo
11:59 am - 22 de junho de 2015
Taylor Swift reclama e Apple diz que vai pagar artistas por streaming
A cantora pop Taylor Swift anunciou ontem (21/6) em sua página no Tumblr boicote parcial ao serviço de streaming da Apple, o Apple Music. Isso porque, a gigante de tecnologia apontava em seus termos que não iria remunerar artistas por suas canções durante o período gratuito de teste de três meses reservado aos novos assinantes. “Eu considero isso chocante, decepcionante e completamente diferente da trajetória progressista e generosa da empresa”, escreveu Taylor em carta aberta na rede social.

Em resposta, a Apple informou hoje (22/6) que pagará os artistas durante o período gratuito de teste de três meses de seu novo serviço de música por streaming. “A Apple Music pagará aos artistas pelo streaming, inclusive durante o período gratuito de teste”, escreveu Eddy Cue, vice-presidente de Software de Internet e Serviços da Apple, em seu Twitter, completando: “Nós ouvimos você @taylorswift13 e artistas indie”. 

Rivais
A evolução do streaming de música, que caiu no gosto dos consumidores, fez a Apple acrescentar o Apple Music em sua estratégia. Com o lançamento do serviço, a Apple quer entrar na disputa com Spotify, Pandora e Deezer.

O Apple Music estará disponível para os usuários de iPhones e iPads a partir de 30 de junho em cem países. A empresa informou que nos próximos meses também vai lançar uma versão para Android, do Google. 

Nos três primeiros meses o serviço será gratuito. Ao final do período, a Apple vai cobrar US$ 9,99 por mês por usuário ou US$ 14,99 para o plano familiar com até seis pessoas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.