Sustentabilidade pode ser um diferencial na aquisição de talentos, diz HP

É bem provável que você já tenha recebido e-mails, onde a assinatura dos mesmos vêm com um lembrete: “pense verde, não imprima este e-mail”, ou alguma variação do tipo. A conscientização para práticas mais sustentáveis tem chegado ao ambiente corporativo e não é de hoje, claro. Porém, o diferencial, segundo pesquisa levantada pela HP Inc., é que agora ela pode influenciar na contratação de talentos.

A HP Inc. é uma empresa conhecida pelas suas impressoras domésticas e comerciais – algo que parece ser contra intuitivo ao seu modelo de negócios dizer a funcionários e a outros empregadores economizarem na hora de imprimir documentos. Mas a companhia defende que certas tecnologias podem contribuir com valores sustentáveis e coloca, inclusive, as impressoras, em especial, os novos modelos que utilizam plástico ao invés de papel, para protagonizarem práticas ecológicas.

“É claro que a impressão 3D vai mudar a forma como as coisas são fabricadas, mas é uma grande oportunidade para a gente direcionar a economia circular. Quando pensamos na tecnologia não é só sobre uma nova Indústria 4.0, mas também uma possibilidade para liderar uma revolução sustentável”, ressalta Nate Hurst, Chefe de Sustentabilidade e de Impacto Social da HP Inc. durante a primeira edição do America Innovation Summit, que reuniu jornalistas da América Latina na última semana no escritório da companhia em Palo Alto, Califórnia.

Como exemplo, Hurst lembra que as impressoras 3D da HP conseguem imprimir boa parte dos seus componentes – cerca de 50% de todas as peças plásticas dos modelos são impressas por elas mesmas. Algo que ajuda não só a reforçar a vocação da tecnologia, mas também a economizar nos custos de material – tendo em vista que as impressoras conseguem reaproveitar o plástico não utilizado na manufatura.

“Não falamos mais no fim do ciclo de vida de um produto”, pontua Hurst. No Brasil, mais especificamente em Sorocaba, interior de São Paulo, a HP conta com uma fábrica de reciclagem instalada do lado daquela que fabrica suas impressoras. Segundo a companhia, desde 2000, mais de 90 milhões de quilogramas de plástico reciclado foram usados para fabricar novos cartuchos de tinta e toner originais da marca, equivalentes a quase 5.000 cargas de plástico para tratores-reboque.

Sustentabilidade enquanto valor corporativo

A HP realizou uma pesquisa entre seus funcionários para avaliar o nível de consciência acerca da sustentabilidade e identificou que os brasileiros se mostraram a frente de seus colegas norte-americanos e mexicanos neste quesito – 85% dos colaboradores brasileiros responderam que terão maior probabilidade de trabalhar em um empregador que lhes oferece maneiras de praticar a sustentabilidade no trabalho. Esse número cai um pouco no México (79%) e nos Estados Unidos, 56% disseram que sustentabilidade é um fator que ajudaria convencê-los a uma nova oferta de trabalho. Mais de 3.000 colaboradores administrativos nesses três mercados foram ouvidos para a pesquisa.

Para Nate Hurst, os resultados mostram a direção do escritório do futuro: pensado para contribuir com soluções que reduzem os impactos no meio ambiente. A partir do seu levantamento, a HP defende que os colaboradores estão comprometidos em esforços de sustentabilidade, como apagar as luzes para economizar energia, reciclar e usar transporte alternativo para o trabalho.

Conscientização

Para ajudar funcionários a praticarem mais iniciativas de sustentabilidade no trabalho, os colaboradores precisam que seus empregadores forneçam o equipamento e treinamento necessários, reforça a HP. Como exemplo, a empresa sugere recipientes separados para reciclagem/compostagem, além de buscar a usar e oferecer materiais sustentáveis.

Um ponto crucial, entretanto, diz respeito a própria conscientização dos funcionários, que passa pela educação. “Por mais importante que seja a sustentabilidade para os colaboradores administrativos, eles não demonstram ter muito conhecimento sobre isso”, diz a HP.

A visão da maioria dos funcionários questionados é, inclusive, que a impressão não é uma tecnologia ecológica. “É necessário que haja mais educação sobre o impacto ambiental da impressão para combater equívocos comuns, e a maioria subestima o desempenho do país no cumprimento de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, diz a HP.

Para Hurst, também cabem aos profissionais e consumidores exigir de marcas e companhias valores e produtos sustentáveis. Quanto às empresas, ele aconselha: “Nós precisamos sempre ouvir”.

A HP Inc. aproveitou o America Innovation Summit para também falar sobre seus esforços em impressão 3D e anunciar nova linha premium de notebooks e desktops.

*Jornalista viajou a Palo Alto (CA) a convite da HP Inc.

 

 

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